[Fedora-users-br] Open VPN + Ambiente de Rede

Leandro leleko em gmail.com
Sex Nov 18 17:42:47 UTC 2005

Gabriel,
 Uma vez tomei como referência esse texto que achei no
br-linux.org<http://br-linux.org>pra resolver um problema parecido com
o seu. Talvez este trecho lhe seja
bastante útil, no meu caso foi:
 --------------------------

No servidor que roda o PDC Samba será necessário configurá-lo como um
servidor WINS. Este procedimento é necessário para que as estações das 2
redes possam ser vistas no Ambiente de Rede.

Para configurá-lo como servidor WINS edite o arquivo smb.conf e altere os
parâmetros " host allow " e " wins support " para:

hosts allow 10.1.1. 10.2.1. 127.

wins support = yes

Note que no parâmetro hosts allow deve conter os endereços das duas redes
mais a 127.

Ao habilitar o servidor WINS é necessário que haja um arquivo informando o
endereço IP de cada estação e seu respectivo nome. Este arquivo é o lmhosts
e sua localização deverá ser a mesma que o arquivo smb.conf. Abaixo segue um
exemplo do arquivo lmhosts:

	127.0.0.1 <http://127.0.0.1>	localhost
	10.1.1.10 <http://10.1.1.10>	estacao-1-10
	10.1.1.20 <http://10.1.1.20>	estacao-1-20
	10.1.1.30 <http://10.1.1.30>	estacao-1-30
	10.2.1.10 <http://10.2.1.10>	estacao-2-10
	10.2.1.20 <http://10.2.1.20>	estacao-2-20

Para que os servidores tenham acesso às estações da rede 10.2 e vice-versa é
necessário a criação de uma rota para que o servidor saiba onde as estações
estão, uma vez que são de redes diferentes.

No servidor adicione uma rota usando o comando route:

# route add netmask 255.255.0.0 <http://255.255.0.0> -net
10.2.0.0<http://10.2.0.0>10
10.1.1.1 <http://10.1.1.1>

O comando acima cria uma rota para a rede 10.2 saindo pelo gateway
10.1.1.1<http://10.1.1.1>(placa interna do gateway
200.240.1.2 <http://200.240.1.2>).

Nas estações Windows configure as opções de Gateway e WINS na Propriedades
de TCP/IP.

- Acesse a Propriedades de TCP/IP através da Propriedade de Rede;

- Selecione a guia Gateway e adicione o endereço IP do seu gateway
(10.1.1.1<http://10.1.1.1>);

- Selecione a guia Configuração WINS e habilite a opção "Ativar Resolução
WINS", em seguida adicione o endereço do servidor Samba PDC no campo "Ordem
de procura do servidor WINS.

Pronto, agora as máquinas da rede 01 e rede 02 serão todas exibidas quando a
janela do ícone Ambiente de Rede for aberta e seus recursos compartilhados
entre si quando configurados. A partir deste ponto as máquinas da rede 02 já
conseguem usar os recursos de impressão, e-mails e arquivos compartilhados
do servidor PDC Samba.

*4. Observações:*

É necessário um tempo até que todas as maquinas das 2 redes sejam
visualizadas no Ambiente de Rede, talvez por haver necessidade de propagação
de todas elas.
http://br-linux.org/tutoriais/000210.html
 Valeuuu
Leandro