[Fedora-users-br] Fim da Fedora Foundation !!!

Júlio César Mauro julio.mauro em gmail.com
Qui Abr 6 14:18:17 UTC 2006

O documento oficial basicamente explica as razões pela qual a Fundação
Fedora (e, não o PROJETO FEDORA - que é a distribuição propriamente
dita) deixou de fazer sentido (basicamente pq as premissas básicas da
fundação seriam: lidar com questões de patentes (trabalho esse já
feito pelo RedHat, do qual o projeto fedora se beneficia DIRETAMENTE,
logo, não haveria necessidade (nem razão para o custo) para tar uma
fundação só pra isso). Nos EUA, manter uma fundação (sem fins
lucrativos) obriga que 1/3 da receita da fundação venha de "doações"
ou, algo do tipo. O cara descreve no texto que só o custo de banda
(esquece o resto) de uma distribuição nova do FC custa por volta de
US$ 1.5M (haja doação para tanto). Como esse custo (e muitos outros),
eram "patrocinados" pela RedHat, a Redhat tinha (merecidamente) poder
de veto/decisão sobre vários assuntos importantes sobre os caminhos a
seguir bem como o futuro da distribuição. Isso  é bom e ruim ao mesmo
tempo: Bom (ao meu ver) pq aproxima a distribuição do mercado
(facilita horrores a integração com softwares comerciais, hardwares,
etc); ruim (tb ao meu ver), pois tira parte da liberade da comunidade
em ditar  os rumos da mesma (isso se via principalmente quando a
redhat impunha algumas funcionalidades não muito maduras, para serem
testadas no Fedora e, se dessem certo (e, fossem devidamente debugadas
pela comunidade), seriam então adotadas na distribuição paga do
RedHat.  Entendo que isso acaba, ou, ao menos será fortemente
minimizado com a extinção da Fundação Fedora (onde então a comunidade
terá mais poder de decisão sobre a mesma). A contra-partida (ruim) é
que o nro de "cérebros" que hoje a redhat "empresta" pra ajudar no
desenvolvimendo do Fedora será reduzido. Isso, é o que eu considero
como sendo mais relevante nessa história. Se bem que acredito que
rapidamente a comunidade preencha essa lacuna (de desenvolvedores) e,
mantenha a qualidade do projeto, e, agora, sem a "obrigação" de fazer
da distribuição um lab (e, com isso comprometer sua
qualidade/estabilidade) pros redhats advanced server da vida. Até
mesmo pq, o que se vê e que a razão principal para alguém manter
softwares de uma distribuição é gostar/precisar do mesmo. Logo, não é
o tipo de trabalho que o cara faz obrigado, nem tão pouco deixaria de
fazer só porque a redhat diz que ele não tem mais. Mas, COM CERTEZA,
vai diminuir a participação dos engenheiros da redhat no projeto
(custo) :)

Leiam o doc original se tiverem tempo. Pros que usam a distro, vale a pena :)

Júlio César Mauro
Phone #: 11-9281-0297
Skype: juliocesarmauro
MSN: julio_mauro em hotmail.com
HP: www.juliomauro.xpg.com.br
LPI #: LPI000103014
GNU/Linux User #  114287
"Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência."
Deuteronômio 30:19