[Fedora-users-br] Serviços no servidor

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Ago 2 08:25:51 UTC 2006

On Monday 31 July 2006 15:45, Renato Diogo wrote:
> Olá pessoal

Hau!

> estou montando um servidor e fiquei com dúvida sobre
> alguns serviços que é levantando na inicialização do
> servidor. Minha duvida é se eu preciso deixar ele
> rodando para o sistema ficar estável
>
> Primeiramente meu ambiente é esse: um Xeon EM64T, com
> RAID 10 (via hardware), 2 ethernet, para rodar
> servidor ORACLE e APACHE+PHP, basicamente.
>
> Recompilei o kernel, deixando somente o que a máquina
> tem e vai usar.

Legal :D

> Bom, fiquei em dúvida nos seguintes serviços:
> arptables_jf
> cpuspeed
> haldaemon
> lm_sensor
> mdmonitor
> messagebus
> portmap
> rawdevices
> rpcgssd
> rpcidmapd

Eu desabilitaria os serviços arptables_jf, cpuspeed, mdmonitor, portmap,
rpcgssd, rpcidmapd.

portmap, rpc* - serviços pro NFS, se nao usa NFS pode desabilitar :)
arptables - filtro via arp, acho que tambem nao vai precisar
mdmonitor - gerenciamento de raid por software
cpuspeed - gerenciar o clock do processador de acordo com o uso, geralmente so
eh util com notebooks.

Agora pra facilitar, estes serviços estão disponíveis no
diretório /etc/init.d. Então se você tiver alguma dúvida sobre o que são
eles, você pode tentar ver o conteúdo destes arquivos e ver se tem alguma
descrição (geralmente tem).

Ou então você pode ver a qual pacote o arquivo pertence e depois ver o que é o
pacote. Exemplo que eu faria com o mdmonitor:

===
$ rpm -qf /etc/init.d/mdmonitor
mdadm-2.3.1-3

$ rpm -qi mdadm
Name        : mdadm                        Relocations: (not relocatable)
Version     : 2.3.1                             Vendor: Red Hat, Inc.
Release     : 3                             Build Date: Wed 08 Mar 2006
09:05:24 PM BRT
Install Date: Thu 23 Mar 2006 10:30:34 PM BRT      Build Host:
hs20-bc1-3.build.redhat.com
Group       : System Environment/Base       Source RPM: mdadm-2.3.1-3.src.rpm
Size        : 967435                           License: GPL
Signature   : DSA/SHA1, Wed 08 Mar 2006 09:51:20 PM BRT, Key ID
b44269d04f2a6fd2
Packager    : Red Hat, Inc. <http://bugzilla.redhat.com/bugzilla>
URL         : http://www.cse.unsw.edu.au/~neilb/source/mdadm/
Summary     : mdadm controls Linux md devices (software RAID arrays)
Description :
mdadm is used to create, manage, and monitor Linux MD (software RAID)
devices.  As such, it provides similar functionality to the raidtools
package.  However, mdadm is a single program, and it can perform
almost all functions without a configuration file, though a configuration
file can be used to help with some common tasks.
===

Ou seja, o serviço pertence ao pacote mdadm, que pela descrição serve para
gerenciar software raid no Linux. Como seu servidor utiliza RAID por
hardware, o considero desnecessário. Então isso você pode fazer com todos os
serviços que tiver dúvida :)

Também, no system-config-services (pelo menos no gráfico) ele na maioria das
vezes vem com uma descrição e status do serviço.

> []s

> Renato de Oliveira Diogo
>
> Bacharel em Ciência da Computação
> UNESP - Bauru
>
> renato.diogo em gmail.com
> renato.diogo em yahoo.com.br

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds