[Fedora-users-br] dúvidas de iniciante

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Ago 16 00:25:35 UTC 2006

On Tuesday 15 August 2006 21:04, Tiago Floriano wrote:
> Oi,

Hau!

> a versão do fedora é a 5, baixei faz umas 3 semanas do site do fedora.
> Imagino que  não tenha dado nada no fuser porque simplesmente o comando
>
> # service httpd start
>
> não está funfando. Mas de qualquer jeito, se outro programa estivesse
> usando essa porta, ele iria mostrar, não?

Não está funcionando né? Nem o restart, nem o stop, dá command not found? Tem
que ser como root, e se for virar root pelo su, tente "su -" ao invés de
apenas "su", para que ele carregue o profile do usuário root e o path do root
funcione também.

> Ainda não instalei nenhum programa ainda não :-p Nem sei ainda os
> comandos pra isto, acho que é relativo né?! Depende de qual programa irá
> instalar, ou são comandos padrões?!

Geralmente, para instalar programas e tudo mais, usa-se o yum:

http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-comandos-pacotes.html#s2-comandos-pacotes-yum

> Bom, mas isso a gente vê depois!! O
> importante agora é fazer essa joça desse apache + php funfar! Ainda nem
> sei se o mysql vai funcionar com os 2 depois!! Depois que configurar o
> apache sim, ai venho encher mais a paciencia de vocês, pois ainda tenho
> que configurar minha net a radio, aprender a instalar programas,
> atualizar os anti-virus, etc, etc, etc... hehe

Estamos aqui pra ajudar :D

Vamos pra mais algumas coisas do checklist:

- Veja os arquivos de log dentro do diretorio /var/log/httpd. Caso não
existam, veja quais arquivos o Apache está usando de log através das
diretrizes:

ErrorLog logs/error_log
CustomLog logs/access_log combined
(Estes foram exemplos padrões que tenho aqui e apontam pro /etc/httpd/logs,
que por sua vez é um link simbólico para /var/log/httpd)

- O comando 'ps aux | grep httpd' tem que retornar vários processos do Apache,
assim ele estará executando. Se nada retornar, se usa o comando "service
httpd start". Se tiver executando, "service httpd stop" para parar,
ou "service httpd restart" para reiniciar. Use isso na hora de fazer os
vários testes.

- O segredo é sempre ir testando o acesso às páginas e verificar ao mesmo
tempo os logs para saber o que está acontecendo. Então é essencial que você
localize estes logs. De qualquer maneira, também tem o /var/log/messages que
pode ter alguma coisa mais sobre o início do Apache (nao muito provavel, mas
tudo bem).

- Um exemplo de início do Apache aqui na minha máquina:

[Tue Aug 15 21:24:33 2006] [notice] suEXEC mechanism enabled
(wrapper: /usr/sbin/suexec)
[Tue Aug 15 21:24:34 2006] [notice] Digest: generating secret for digest
authentication ...
[Tue Aug 15 21:24:34 2006] [notice] Digest: done
[Tue Aug 15 21:24:34 2006] [notice] mod_python: Creating 4 session mutexes
based on 256 max processes and 0 max threads.
[Tue Aug 15 21:24:34 2006] [notice] Apache/2.2.2 (Fedora) configured --
resuming normal operations

Cole os seus exemplos em http://rafb.net/paste (expira em um dia, use em casos
de grandes arquivos de configuração por exemplo) ou na lista se não for muito
grande.

> até o fim do ano que vem eu aprendo tudo :p

Mais rápido do que você pensa :P

> Valeu a força pessoal! Aguardo mais respostas =)

Abraço,

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds