[Fedora-users-br] dns - bind

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Ago 22 15:26:11 UTC 2006

On Thursday 17 August 2006 18:28, Gabriel Lovison wrote:
> Galera,

Hau!

> nao aguento mais mexe nessas configurações
> jah li mil coisas diferentes sobre o named e esta tudo configurado.
> na propria maquina c eu der um nslookup eu consigo ver tudo certinho
> conforme configurei.
> O problema estah em fazer a maquina assumir o dominio.
>
> Nao funciona. O servidor antigo parou d funcionar e o novo nao tah
> respondendo pelo dominio.
> O q pode ser? Firewall? SELinux??

Se for o SELinux, o arquivo /var/log/messages vai mostrar o daemon audit
falando que negou permissões para fazer isso e aquilo. Pra ver se é o
firewall, certifique-se que máquinas de fora podem conectar na porta 53,
tanto TCP quanto UDP.

Se tudo está funcionando localmente, comece testando de outra máquina *na
mesma rede*. Configure ela para resolver via nslookup ou dig:

$ nslookup - IP
ou
$ dig @IP host

Substituindo IP pelo IP do servidor DNS. Vá testando DNS. Se não funcionar,
pode ser um dos problemas acima (SELinux ou Firewall) ou simplesmente que o
named não está escutando na interface de rede.

Se funcionar, aí o problema já tá no direcionamento de DNS raiz mesmo.
Certifique-se de que o domínio esteja apontado nos root-servers (ex.
registro.br) para o IP da sua máquina e que ela esteja realmente disponível.

E por último, existe também o utilitário system-config-bind que pode ser de
alguma ajuda :-)

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds