[Fedora-users-br] Servidor Fedora Qmail

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Ago 22 15:49:53 UTC 2006

On Monday 21 August 2006 12:22, Eustaquio Vieira wrote:
> Pessoal, outra vez recorro aos amigos.

Hau!

> Estou montando um server Qmail.
>
> E gostaria que vcs me ajudassem quanto a preparaçao do equipamento(deixa-lo
> atualizado):
>
> Ou seja ja instalei o Fedora Core 5 tudo blz.....
>
> Mas acredito estar errando em algumas coisas.
>
> Mandei fazer um yum update e esta atualizando mais de uma hora.

Quando tem muita atualização disponível (acredito que seja o caso do Fedora
Core 5) e você instalou *muita* coisa que precisa ser atualizada, realmente
demora mesmo (dependendo também da máquina). O YUM peca muito nesse sentido,
apesar dos desenvolvedores acharem que não :-(

> Queria deixa-lo atualizado para quando começar a instalar o qmail nao ter
> problemas de pacotes etc....
>
> Foi um bom começo? ou estarei instalando coisas demais, que deixará meu
> server lento?

Atualizar é *sempre* bom, contanto que você esteja sempre ciente das
atualizações.

Sobre deixar o servidor lento, a quantidade de pacotes instalados no sistema
não influencia muito isso. Mas se você precisa de o máximo de espaço
possível, é legal só ter o necessário instalado :-)

Mas quando você tem muita coisa instalada, lembre-se de verificar se estes
serviços estão sendo executados. Se eles estiverem funcionando e você não os
usa, isso significa desperdício!

Utilize o comando ntsysv para habilitar e desabilitar serviços da
inicialização. Pode-se usar o comando chkconfig também (verificar sintaxe).

> Com suas experiencias, seria esta as atualizações que deveria fazer?

Acho que isso vai do gosto de cada um. Tem gente que gosta de ter o sistema
todo completo, com todas as ferramentas já prontas e tudo mais, mas só deixar
o necessário sendo executado.

Já eu gosto de deixar o sistema extremamente limpo, com apenas os pacotes que
vou precisar para executar os serviços necessários.

> Grato pela ajuda.
>
> Abçs
>
> Eustaquio

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds