[Fedora-users-br] Rede Windows + Linux

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Fev 1 11:59:04 UTC 2006

Marcos Braga wrote:

> olá,

Hau!

> temos um ambiente onde os servidores são linux e as estações windows
> (98, 2000 e xp), tudo corre normalmente com o samba.
>
> agora estamos implantando terminais linux para testes, + testes,
> aceitação, validação e implantação para futura substituição das estações
> windows (eeebbaaaaa !!! rssss).

Muito bom!

> estou tendo algumas dificuldades para implantar o linux, pois não pensei
> em como fazer a autentiação no servidor linux (onde roda o samba), sei
> que o compartilhamento pode ser feito pelo nfs, mas também não obtive
> sucesso até o momento, pois a unidade que exportei é o diretório de
> usuários e não sei como fazer para exportar um usuário por vês
> dinamicamente.

Acho que já se foi o tempo em que NFS era usado. Hoje em dia a maioria
do pessoal que conheço (inclusive) prefere utilizar o Samba mesmo. Com o
Samba, além dos compartilhamentos ficarem mais rápidos, são compatíveis
com outros sistemas e têm uma flexibilidade incrível que o Samba pode
proporcionar.

O que você fez até agora?

Não vou detalhar agora todos os procedimentos porque já deve ter muito
disso na Internet, mas acho que você deve fazer coisas do tipo:

- Colocar as máquinas clientes para logar via pam_smb (mais ou menos o
mesmo procedimento que você faria para incluir o cliente Linux em um
Active Directory da Microsoft)

- Os diretórios Home, caso sejam compartilhados entre várias máquinas,
acredito que tenham de ser montados por completo, só que cada diretório
home de cada usuário só vai ter permissões para ele mesmo (padrão dos
Linux em geral). Uma alternativa é ter diretórios HOME locais, e um
compartilhamento remoto que você monta quando o usuário se logar.

- Shell-script e as variáveis do Samba (por exemplo: %U - Usuario) são
seus amigos!

Só algumas opiniões pessoais, mas esse tipo de implementação vai de
acordo com a rede em que se está sendo feita. As possibilidades são
sempre muitas :-)

> se alguém tiver uma rede dessa maneira, favor indicar um site ou caminho
> por onde eu deva seguir para dar prosseguimento a esta jornada ...

O google é um bom começo. Eu geralmente procuro insentivar as pessoas a
pesquisar e estudar, e vou dando algumas dicas do que sei ao longo do
caminho. Acredito que o pessoal aqui da lista pense da mesma forma,
então estude, pesquise, teste, continue pedindo ajuda para debater sobre
o assunto aqui na lista, e poste os resultados para todos poderem
compartilhar o conhecimento :)