[Fedora-users-br] recuperando senha do root

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Seg Fev 13 00:33:14 UTC 2006

Olá,

Você precisa da senha do root atual ou se conseguir burlar isso e
colocar uma outra senha qualquer para o root por cima serve ?
Se for o primeiro caso, uma resposta seria o john, como dito
anteriormente, mas se for o segundo caso, entre em single mode no seu
Linux e altere a senha do root.

Para entrar em single mode, na tela do grub (é, tem que reiniciar a
máquina), escolha o kernel que deseja e digite "e" (para editar). Vá
ao final da linha e digite "single", dê enter e depois "b" para
bootar. O Linux vai entrar em modo single e não vai pedir senha alguma
para root, então é só digitar "passwd root" e colocar uma nova senha.

Caso tenha protegido seu grub com senha (o que é recomendado), vai
precisar do cd/dvd de instalação: coloque ele no drive e na tela
inicial, digite "linux rescue". O instalador vai de dar um shell para
recuperação e nele você faz chroot para o seu Linux (normalmente basta
digitar "chroot /mnt/sysimage" quando o instalador de retornar o bash)
e então novamente "passwd root".

Ah sim, depois disso, coloque uma senha na bios da máquina e não deixe
o cd/dvd como boot primário por medida de segurança (vai que alguém
queira mudar sua senha de root ?).

Caso tenha alguma dúvida, poste na lista.

[]´s

Gustavo Picoloto