[Fedora-users-br] DHCP

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Jan 4 14:07:35 UTC 2006

Adere - Levi / Suporte Linux wrote:
> Pessoal uso DHCP na minha rede, mas as vezes chegam algumas pessoas com
> notebook, espetam seus notebook na minha rede e logo em seguinda eles ja
> adquiriram um numero ip, dns primario, secundario, gateway, entre outras
> coisas, queria saber se tem como barrar isso, quando a pessoa colocar o
> notebook na rede, não vai conseguir fazer nada, não vai obter ip, nada,
> teria como?

Olá Levi,

Pelo que eu saiba, a única maneira de você fazer isso no DHCP é
restringir a obtenção dos IPs pelo endereço de hardware (MAC) da placa
de rede. Assim você consegue associar certos IPs à certas placas
específicas, e as que não estão cadastradas no DHCP não vão pegar IP.

A desvantagem desse método é que além dele não resolver totalmente o
problema de "segurança", você vai ter que ficar controlando os MACs das
placas, ou seja, cada vez que se troca um MAC, você terá que mudar a
configuração do DHCP colocando o novo MAC e tudo mais. Isso dá mais
trabalho para manutenção, e quanto maior a rede, pior.

De qualquer maneira, você pode fazer o inverso: Não deixar certos MACs
passarem na rede. Para isso você pode fazer em um firewall iptables para
negar todos os pacotes de algum endereço MAC.

Mas mesmo dessas maneiras, o cara pode chegar com um notebook, espetar
na rede, fazer uns arp requests, descobrir a rede, e configurar
manualmente os IPs e etc. Eu mesmo já fiz isso bastante :-)

Aí a solução seria um switch gerenciável que não deixe fazer esse tipo
de coisa. É, segurança plena não existe, e quanto mais se chega perto,
mais caro fica :)

Se quiser ajuda em algumas das soluções que falei, não deixe de falar.

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds