[Fedora-users-br] Grupos

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Jan 17 12:33:34 UTC 2006

Hercio Menegotto Ferraro Neto wrote:
> Bom dia

Bundinha! :-)

> Estou usando fedora core 1 e quando tento criar um grupo com addgroup e
> groupadd ambos retornam comand not found.
> Qual outra opção?
> Estou como root

Isso é um caso muito comum, já vi acontencendo com bastante gente. E não
é só para o 'groupadd', e sim para outros utilitários do /usr/sbin. O
que acontece é que provavelmente você está se logando primeiro com um
usuário comum, e depois se torna root com o comando "su".

Aí é que tá, digitando apenas "su", entrando com a senha e virando root,
ele não executa uma sessão da shell, e os scripts do profile do root
também não são executados. Como o PATH do /usr/sbin está nesses scripts,
ele acaba não funcionando. Se você digitar:

/usr/sbin/groupadd

Provavelmente vai funcionar.

Para contornar isso, é só você adicionar um "-" depois do su, da
seguinte forma:

su -
(Senha)

E tudo funcionará numa boa :-)

> []s

> Hercio Menegotto Ferraro Neto
> Bacharel em Sistemas de Informação
> WebMaster - Design Virtual Sistemas para Web
> (49) 8404-3084
> hercio em dvsw.com.br <mailto:hercio em dvsw.com.br>
> Concórdia - SC

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds