[Fedora-users-br] problemas com placa de video

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Seg Jan 23 23:16:38 UTC 2006

Alexandre Singulani wrote:
> Pessoal, boa noite....

Hau!

>    To com um problema na minha placa de video. eu tenho uma ATI Radeon
> 9550 256Mb e estou querendo rodar uns emuladores de nintendo64. so q os
> jogos estao muito lentos, fui pesquisar e é preciso ativar a aceleracao
> 3d da placa. Ja instalei os drives da ATI, mas mesmo assim nao resolveu.
> Depois dos drivers instalados ate a opcao de TVOUT ta funcionando. Como
> eu habilito a aceleracao 3d dela?? Alguem poderia me ajudar???

Primeiro de tudo, você deve testar se a aceleração gráfica está
realmente funcionando ou não no seu ambiente gráfico. Para fazer isso,
faça o comando em um terminal:

# glxinfo | grep "direct rendering"
direct rendering: Yes

Caso esteja retornando "No", quer dizer que a aceleração não está
funcionando bem. Para mais informações sobre as capacidades de
aceleração, execute apenas o:

# glxinfo

Se você quiser testar os fps para um demo simples de GL, utilize o comando:

# glxgears

Algumas engrenagens irão aparecer e de 5 em 5 segundos ele vai te dar os
fps no terminal. Aqui por exemplo com uma NVidia GeForce4 440:

# glxgears
10186 frames in 5.0 seconds = 2037.200 FPS
10209 frames in 5.0 seconds = 2041.800 FPS

De qualquer maneira, para habilitar essa aceleração no X, basta editar o
arquivo /etc/X11/xorg.conf. Dentro dele, na seção "Module", comente (#)
a linha:

Load    "dri"

E deixe a linha habilitada:

Load    "glx"

E reinicie o ambiente gráfico X.

Espero que resolva algo de seu problema, não esqueça de postar os
resultados aqui na lista! ;)

> Alexandre

Abraço!

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds