[Fedora-users-br] XGL

Júlio César Mauro jmauro em underlinux.com.br
Seg Jul 31 18:52:13 UTC 2006

consegui e rodo aki no trabalho e em casa, lembrando que "oficialmente"
apenas NVIDIA e ATI sao suportadas...

*Como configurar o XGL no Fedora Core 5*

O XGL <http://pt.wikipedia.org/wiki/Xgl> é uma arquitetura de servidor X que
roda sobre OpenGL via glitz. Como muitas pessoas só o viram em execução no
Suse (que vem com o XGL por padrão) ou no Ubuntu, resolvi pesquisar para
fazer funcionar no meu Fedora também. Você pode ver alguns videos de
demostração baixando este arquivo
torrent<http://bdiddy.rty.ca/xgl-vids.torrent>.

O que utilizei aqui ? Tenho um Fedora Core 5, com todas as atualizações,
driver da Nvidia instalado (utilizei o repositório Livna para isso) e um
Athlon 64 com 512 MB de memória ram e 64 MB de memória de video (numa placa
Nvidia GeForce MX 400, beeeem velhinha mas que ainda quebra um galhão :)

Não vou me prender a detalhes sobre como instalar o Fedora Core 5, como
atualizá-lo, ou como instalar o driver da Nvidia utilizando o livna (para
isso existe o Fedora Faq que o Eitch já traduziu para o
português<http://www.devin.com.br/eitch/fedorafaq/fc5/>)
o restante ? Segue abaixo:

   - Configure seu sistema para utilizar o repositório fedoraxgl:
   # rpm -Uvh
   http://fedoraxgl.tuxfamily.org/repository/fedora-xgl-repository-1.0-3.noarch.rpm

   - Importe a chave GPG do repositório:
   # rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-AL-CAPCOM

   - Instale os pacotes necessários (Xgl e Compiz):
   # yum --enablerepo=fedora-xgl install compiz xorg-x11-server-Xgl

   - Ative o Xgl (quando o script perguntar se deseja aplicar as
   modificações, reponda *y*es):
   gnome-xgl-switch --enable-xgl --auto

Se tudo ocorreu bem, aqui você já estará utilizando o Xgl. Caso queira
modificar as configurações, utilize o *gset-compiz*.

Caso teve algum problema, primeiro verifique se sua placa de video realmente
suporta e está configurada para o Xgl, para isso, execute *gnome-xgl-info* e
veja se obtem uma saída semelhante a abaixo:

 G nVidia Corporation
 1 kmod-nvidia is installed for the kernel release 1.2111_FC5
 1 -accel glx:pbuffer -accel xv

Onde a primeira linha está o status da placa (que pode ser *G*ood, *B*ad, *S
*low ou *U*nknown) e o nome da placa de video, na segunda linha está o
status 3D (1 ou 0) seguido dos pacotes instalados ou os que estão faltando e
a terceira linha é o status do Xgl (também 0 ou 1) e as opçõs;s
recomendadas caso o hardware tenha sido detectado como compatível.

Alguns amigos me reportaram que durante a instalação, o yum reclamou que um
dos pacotes não estava assinado e que, para continuar a instalação, tiveram
que editar o arquivo de configuração do repositório e desabilitar a checagem
de assinatura de pacotes (marcar *gpgcheck=0*).

Caso tenha outros problemas, tente consultar a resolução de problemas dos
sites http://en.opensuse.org/Xgl_Troubleshooting e
http://gentoo-wiki.com/HOWTO_XGL/Troubleshooting ou me envie um email.
Este tutorial foi escrito usando como base o artigo disponível no
FedoraXGL<http://fedoraxgl.tuxfamily.org/>.

--
:wq!

Júlio César Mauro
Skype: juliocesarmauro
MSN: julio_mauro em hotmail.com
LPI #: LPI000103014
GNU/Linux User #  114287
"Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência."
Deuteronômio 30:19