[Fedora-users-br] Fedora Core 4 + Windows XP

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Sex Maio 5 12:31:45 UTC 2006

Acho que vale a pena contar minha aventura de ontem... que acabou hoje...

Eu desisti de fazer o modem pctel funcionar com o FC4. Entao resolvi
tentar (re-)instalar o Windows XP [que e' infinitamente melhor que
o Linux para reconhecer hardware]. Eu ja' tinha tentado instalar o
Windows umas tres vezes, mas nao consegui [dava uma tela preta da morte].

Dessa vez, a instalacao do Windows XP foi extremamente rapida e simples,
com a caracteristica usual de formatar todo o HD, e depois perguntar
se eu era idiota para trocar de FAT para NTFS [claro que eu nao troquei].

De cara, o modem esta' funcionando no Windows. Eu podia parar por aqui,
se eu quisesse um computador para ler e-mails, visitar paginas de
pornografia na Internet e jogar paciencia, mas eu quero um PC que
tenha ferramentas de programacao.

Entao eu tentei instalar o Fedora Core 4, e foi um fracasso total. O FC4
nao consegue se instalar de forma limpa sobre um HD que tem Windows. Nao
perdi muito tempo com isso, porque eu ja' aprendi que a instalacao do FC4
e' uma porcaria.

Eu consegui instalar um desses Linux de "dez reau" de banca de jornal,
o XandrOS, e ele fez direitinho o trabalho de reduzir o Windows XP a
32 Giga, ocupando o resto todo.

Agora, entao, eu consegui instalar o Fedora Core 4, que, gentil como
um deputado federal, entrou de sola e detonou completamente a instalacao
do XandrOS. Pelo menos o Windows XP ficou quietinho no seu canto.

A instalacao do FC4 e' muito ruim. Eu odeio ficar trocando CDs o tempo
todo. Porque nao tem uma opcao de copiar *todos* CDs para o HD e depois
instalar a partir do HD? 4 * 700 Megabytes podia ser muito ha' uns 10
anos, mas agora isso e' troco!

Depois de _muito_ trabalho, consegui instalar o FC4 na configuracao
minima.

Nesse ponto eu fui uma anta. Eu devia ter, agora, copiado todos rpms
dos CDs para diretorios dummy, e usar rpm -ivh <o que eu quero>.rpm.

Mas, como eu sou teimoso, depois de copiar o meu backup [esqueci de
dizer, mas nem precisava: antes de F&R, eu fiz backup], resolvi usar
as ferramentas "inteligentes" do FC4 para atualizar o sistema e
instalar tudo.

Uma perda de tempo desgracada: alem de levar umas 4 horas no processo,
eu tive que trocar CDs umas 10 vezes [sao 4 CDs!]. E, ao final,
descobri que nem tudo tinha sido instalado.

Fiz, entao, o que eu devia ter feito desde o comeco: copiei todos
rpms para o HD, e, quando eu quero alguma coisa, faco:

  find . -name "*<o que eu quero>*.rpm" -exec rpm -ivh {} \;

Como a minha prioridade era deixar meu filho de 6 anos feliz,
ate' agora a unica coisa que eu consegui instalar foi o supertux :-)

[ok, ja' verifiquei que o C/C++ esta' legal, mudei a memoria swap
para o arquivo de 2 Giga, o som parece funcionar, o video esta' em
1024x768, a "cara" do sistema esta' quase identica a que era antes
do F&R...]

Vamos ver se agora eu consigo instalar o modem pctel. Pelo menos
tenho o bom e velho Windows XP como backup.

Alberto Monteiro