=?US-ASCII?Q?Re:RES:[Fedora-users-br]DNSreverso-d=FAvida?=

listas em rafa.eti.br listas em rafa.eti.br
Seg Maio 29 23:26:40 UTC 2006

> É que minha questão é o seguinte (que você ajudou a eu
> filtrar onde é minha dúvida :) ). Eu tenho um servidor
> de email com +/- 80 dominios.

Ok.

> Cada domínio eu adotei este padrão:
> dominio.com.br (maquina1, onde roda o DNS primario e
> outras coisas)
> mail.dominio.com.br (maquina2, onde roda o DNS
> secundario, servidor de email, entre outras coisas)
>
> Aí que me confundi... como tenho 80 dominios, tenho
> que configurar o reverso da maquina1 para todos os
> dominios e da maquina2 para todos mail.domninio...?

Não, o que vc precisa no mapa reverso é ter apenas uma entrada para cada ip válido que vc tiver.

Exemplo:
ip máquina 1 -> 200.200.200.200 -> nome xxx.seuprimeirodominio.com.br
ip máquina 2 -> 200.200.200.201 -> nome yyy.seuprimeirodominio.com.br

Para todos os outros domínios, vc faz apenas entradas do tipo "A" e/ou "CNAME" no mapa de resolução direta.

> O porque esta dúvida. Eu estou migrando de um servidor
> velho para este novos os serviços (web, mail...) e
> como tem alguns destes dominios que não sou que
> administro no registro.br eu tenho que (para fazer a
> migração sem o cliente perceber) modificar os
> apontamentos no servidor dns antigo apontando para
> novo, porque no novo está correto.

É, ou manter os mesmos nomes, enfim, existem diversas maneiras.

> Entao fiquei em dúvida em configurar (ou não, e se sim
> como) o dns reverso no dns antigo apontando para novo
> até que se faça a modificação no registro.br para o
> servidor novo....

É o que eu te disse, dependendo do modo que vc fizer, não precisa mudar praticamente nada (ou nada mesmo) no registro.br, sugiro que vc se informe bem sobre o serviço de DNS, pq se algo der errado e o DNS parar, todo o seu trabalho com servidores de correio, web, banco de dados etc irão valer de nada.

Sem DNS, sem internet.

> Espero ter sido mais claro.

Eu também, abraço!