Re: [Fedora-users-br] Diretório cheio /var/spool/clientmqueue

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Qui Ago 23 17:38:29 UTC 2007

Olá,

Este diretório é onde o sendmail (não tenho certeza sobre outros MTAs)
guardam os emails antes de ser enviados. É mais ou menos um
temporário.
Se suas aplicações estão programadas para enviar algo por email
(crontab por exemplo) e o sendmail não está em execução, o email fica
num arquivo neste diretório.
A julgar pelo tamanho dele, provavelmente tem muuuuito log de
aplicação sendo gerado :)

Você pode ver o conteúdo desta fila de emails executando o comando:

# mailq -v -Ac

[]'s
Gustavo Picoloto