Re: [Fedora-users-br] análise de vulnerabilidade no servidor

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Ter Ago 28 13:54:37 UTC 2007

Olá,

Para vulnerabilidades remotas, o nessus é digamos "a melhor relação
custo X benefício". Ele procura as vulnerabilidades mais comuns, mas
não procura todas. O nessus não faz certas coisas como ver se o ssh
está permitindo acesso remoto de root e a senha do mesmo é "root". Ele
também não consegue ver se determinado usuário está no grupo wheel e
pode executar "sudo su -". Entendeu o que tentei mostrar? Este tipo de
coisa é muito mais comum do que se possa imaginar e o nessus não faz.

Ah sim, não é óbvio desativar o firewall pois para uma análise real de
vulnerabilidades o firewall deve estar ativo pois um possível invasor
não vai te pedir para desativar o firewall para invadir, ele vai
tentar invadir do jeito que a rede está. Uma análise dessas poderia
descobrir regras de firewall incorretas e depois disso descobrir
configurações incorretas no servidor.

O ideal é ter um checklist a ser seguido e aplicar tudo ou o máximo de
regras possíveis e para isso, até onde eu saiba, não tem uma
ferramenta que "faz tudo".

Se quiserem/precisarem, eu posso passar algumas dicas genéricas e
tirar dúvidas mas infelizmente não posso passar o checklist que
conheço devido a um contrato que tenho assinado com a empresa onde
trabalho e outro com a empresa onde trabalhei até recentemente :(

Uma sugestão é procurar na internet por "linux security enforcing",
"linux security hardening" e coisas do tipo. Depois, procurar fazer o
mesmo com os serviços que a máquina tem disponível (ssh e apache por
exemplo). Tudo o que tem no checklist de onde trabalho tem na
internet, mas não está tudo concentrado no mesmo lugar.

[]'s

Gustavo Picoloto