Re: [Fedora-users-br] análise de vulnerabilidade no servidor

Ter Ago 28 14:28:43 UTC 2007

Em 28/08/07, Gustavo Picoloto <picoloto em gmail.com> escreveu:

> Olá,
>
> O problema é que como você está fazendo (lendo logs) você vai saber
> que aconteceu (resumindo, seu servidor já era) sendo que, a meu ver, o
> ideal é evitar que aconteça.
>
> Algumas sugestões:
>
> * Mantenha os pacotes atualizados, se não pode aplicar todos os
> patches, tente aplicar pelo menos os de segurança nos serviços que
> abrem conexões tcp/udp.

Nem sempre os pacotes mais atualizados são os mais seguros. Ainda acho a
melhor idéia ficar de olho nas falhas de segurança no proprio site do
bugzilla.

* Tenha uma boa política de senhas (tamanho, complexidade e expiração).

sempre usar acima de 13 digitos

* Deixe apenas o mínimo necessário em execução no servidor.

Evitando usar pacotes para modo gráfico e principalmente se for firewall
perl e outros.

* Procure restringir o acesso administrativo ao mínimo possível de
> usuários e obrigue-os a usar "su" para tarefas administrativas (jamais
> logar direto como root).

hehehe isso é o que os administradores mais fazem, e isso é uma lista
gigante :)

* Verifique se as permissões de arquivos críticos estão restritas (no
> /etc e /var/log).

Sem resposta .. ... ..

[]'s

> Gustavo Picoloto

> [...]