[Fedora-users-br] FC6 = abandonware

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Sex Ago 31 14:02:41 UTC 2007

Eduardo Habkost escreveu:

> O FC6 continua sendo mantido, normalmente. Não sei o que tem de
> errado na sua configuração do Yum (ou no conjunto de pacotes do seu
> sistema). O ideal é fazer o seu Yum voltar a funcionar, revisando as
> configurações dos repositórios, senão você vai ficar maluco.

Você quer dizer, mais maluco do que o usual, certo?

> Tentar atualizar o sistema pelo yum (e não pelo CD) deve ter
> deixado o seu sistema com os pacotes todos bagunçados.

Eu tentei atualizar pelo yum há umas 4 semanas, mas não deu certo,
e eu continuei usando o FC4 normalmente. Aliás, eu só resolvi
trocar FC4 -> FC6 porque caí no canto da sereia que dava para
acessar uma droga de celular com Linux :-/

> Mas arrumar isso manualmente
> como está tentando vai te enlouquecer em alguns dias.

  "Quos deus vult perderc prius dimentat"

> Você pode conseguir atualizar o kernel, mas e o monte de pacotes
> que pode ter ficado sem atualizar, além do kernel? Vai ficar
> pra sempre caçando dependência manualmente?
> O yum ainda é seu amigo.  :)

Quando funciona, né? No FC4, já não funcionava mais.

> [...]
> .repo de outros repositórios
>   (não os do fedora, porque já foram reinstalados), do seu diretório
>  de backup para o yum.repos.d - Fazia 'yum upgrade' e se vier algum
> erro (provavelmente deve continuar  vindo), corrigir manualmente com
> 'yum update algum-pacote', 'yum  install algum-pacote' (ou até mesmo
> 'yum remove algum-pacote'),  dependendo do caso. - ****TOME CUIDADO
> SE FIZER 'yum remove'****. Não vá desinstalar  pacotes básicos do
> sistema. Se tiver algo que não conheça na lista  de pacotes a serem
> removidos, antes da confirmação, não confirme.

Eu já tentei algo parecido: desabilitei todos repositórios não-oficiais,
fiz yum update, e tive o dissabor de receber mensagem de erro no final
do yum update - por causa de pacotes que não existem.

Eu ainda não comecei a fazer yum remove *.*; mas isso resolveria
o problema, ou deixaria o sistema ainda mais capenga?

Alberto Monteiro