[Fedora-users-br] Experiencia com Wine

Clementino R Leal crleal em cmsolucoes.com.br
Seg Jul 2 13:23:03 UTC 2007

Bom dia a todos,

Estou reportando uma experiencia minha feita no sabado:

Eu tenho um programa feito em Delphi que na epoca fiz em delphi 4 no século passado rsrsrs. Fiz para um o cliente de um amigo. Mês passado este amigo me procurou pois o cliente dele trocou de impressora e tinha que alterar o programa para funcionar com os drives novos, pois bem bem baixei os drives e o emulador de impressora que facilita muito o teste na epoca não existia esta facilidade. Convertir para Delphi 7, fiz as alterações necessárias para o novo drve,  fiz os teste pelo emulador e proto estava tudo funcionando. Mandei o programa para este amigo.

No sabado ele me ligou dizendo que o programa esta funcionando bem, e aproveitou para me informar que outra loja esta interessada no programa mas tinha um problema a maquina rodava Linux, eu disse que teriamos que fazer outro programa ou rodar dentro de uma maquina virtual, ficamos de conversar depois sobre isso.

 Vamos ao que interessa:
Fiquei pensando "porque não usar o wine?"

Eu tenho um hd de 80 GB sendo 20GB para Windows e 60 para Linux Ubuntu (Em casa eu só uso o Ubuntu 99,99% das coisas). Eu já tinha instalado no wine pois eu iria fazer alguns testes para rodar o FIFA afim de eliminar o windows da minha maquina.
- Copiei a pasta do meu sistema para o wine;
- Instalei a BDE (O programa é antigo na epoca eu usava BDE) no wine;
- Rodei o programa, BINGO funcionou de cara;
- Copiei a pasta do emulador da impressora para wine;
- Rodei o emulador da impressora, BINGO funcionou de cara;
- Rodei o programa e todas as funcôes da impressora funcionaram perfeitamente aparecendo no emulador.

Espero que esta experiencia ajude alguem a não ter medo de testar as coisas no Linux.

Um abraço a Todos.

Clementino