[Fedora-users-br] Nada de OLPC a Inimigos do Eua e por causa do Fedora?

Eduardo Pereira Habkost ehabkost em raisama.net
Qui Jul 5 14:52:13 UTC 2007

(nota: não sou advogado, sou só alguém dando opinião sobre isso)

On Thu, Jul 05, 2007 at 11:33:46AM -0300, Rafael Gomes wrote:
> Então!
>
> É simplesmente concordamos com isso?

A lei é americana, a gente não tem muito o que fazer com ela. As pessoas
que vivem fora dos EUA sempre podem simplesmente ignorar essas leis.

A propósito: eu estive lendo as notícias sobre isso recentemente. É
engraçado como a imprensa simplesmente vai passando os rumores pra frente
sem verificar de onde veio a informação. O que originou a notícia no
Slashdot foi a mudança para usar a infra-estrutura do Fedora, mas me
parece que a mudança para o Fedora não faz diferença nenhuma.

A restrição de exportação sempre existiu porque é uma lei americana e
sempre houve muita gente e empresa americanos trabalhando no projeto. Se
ela realmente vai se aplicar ao OLPC ou não, eu não sei dizer. Mas tenho
certeza que usar ou não o Fedora e sua infra-estrutura não faz muita
diferença nesse caso.

Das duas uma:

a) A lei seja contornada de algum modo. O hardware deve ser fabricado nos
   EUA e o software pode não ser fornecido a partir dos EUA (basta
   haver um repositório do software do OLPC fora dos EUA). Nesse caso
   a lei não faria diferença nenhuma para o OLPC.
b) Se a lei realmente fizer diferença para o OLPC e eles não possam
   contornar a lei como acima, o uso ou não do Fedora ou dos servidores
   do Fedora não vai fazer diferença para isso, já que a grande questão
   é que as empresas americanas do projeto poderiam ser punidas por
   tentar exportar para lá

--
Eduardo