[Fedora-users-br] Erro no sistema de arquivos

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Qua Jul 18 11:20:51 UTC 2007

Estou quase me convencendo de que esse erro nao existe. O erro está
na inicialização, um "falso positivo".

Pra lembrar, a mensagem de erro do boot é:

*** Ocorreu um erro durante a checagem dos sistemas de arquivo
*** Colocando voce numa janela de comandos: o sistema sera reinicializado
*** quando sair da janela de comandos.
*** Warning - SELinux is active
*** Disabling security enforcement for system recovery
*** Run 'setenforce 1' to reenable.
Give root password for maintenance
(or type Control-D to continue): _

Segue resumo do que eu fiz ontem [horas aproximadas,
horário local BRT]

2007-07-17 14:00
# Entrei pelo boot normal, esperei dar o erro, entrei na conta root
fsck -c /dev/VolGroup00/LogVol00
# deixei rodando, quando cheguei tinha apenas a mensagem
# FILE SYSTEM WAS MODIFIED. REBOOT

O erro continua.

2007-07-17 21:00
# usando linux rescue
umount /dev/VolGroup00/LogVol00 # erro
umount /dev/mapper/VolGroup00-LogVol00 # erro
ls /home ou ls /etc/fstab # erro
fsck -l # erro (nao encontra /etc/fstab)
umount /mnt/sysimage # erro (device busy)
# desisti do linux rescue. Nunca serviu pra nada mesmo

2007-07-17 21:15
# dando boot normal até o erro de sempre
umount /dev/VolGroup00/LogVol00 # nao montado
mke2fs -n umount /dev/VolGroup00/LogVol00 # erro porque "is mounted"
umount / # ok
mke2fs -n umount /dev/VolGroup00/LogVol00 # erro porque "is mounted"
fsck /dev/VolGroup00/LogVol00 # nao da nenhuma mensagem
fsck -fp -b 32768 /dev/VolGroup00/LogVol00 # roda um tempao
# no fim manda rebootar. Erro continua

2007-07-17 21:30
# boot até o erro de sempre
umount /  # ok
e2fsck -cc -fv /dev/VolGroup00/LogVol00 # ok, roda um tempao
# mensagem final tem varias linhas, inclusive:
0 bad blocks
1 large file
# rebootei. Erro continua

2007-07-17 22:00
# boot até o erro de sempre
badblocks /dev/VolGroup00/LogVol00 # roda um tempao
# sem nenhuma mensagens
# rebootei. Erro continua

Acho que não tem como tratar esse erro. Opções?

(a) instalar via CD uma nova versão do FC. Eu tenho os CDs do FC5

(b) tem como editar o boot e fazer ele ignorar a linha em
que ele faz o teste e "detecta" o erro? Estou achando que esse
erro não existe. A única evidência concreta de erro no HD é
o The Sims 2 ter abortado no Windows, mas isso poderia ser
por outras razões. O Windows parece estar funcionando normalmente
(para Windows com suas annoyances; ontem gravei um CD e o
maravilhoso programa de gravação botou _todos_ arquivos com
a data da hora da gravação. Mas falar mal de Windows em lista
de Linux é covardia...).

Alberto Monteiro