[Fedora-users-br] samba

Reginaldo Carvalho reginaldoantonio em gmail.com
Qui Nov 22 13:41:48 UTC 2007

Antes de começar, quero dizer que é meu primeiro contato com o servidor
SAMBA, ele já está funcionando perfeitamente, porém tenho algumas dúvidas
que impedem de já lançá-lo na rede:

Trabalho em um escritório que possui o Servidor Samba 2.2.3 rodando no
Conectiva Linux 8 e 18 estações de trabalho, sendo 8 com Windows 98 e 10 com
XP.

Há poucos meses atrás, a empresa adquiriu um novo servidor para substituir o
atual. Nesta máquina instalei o Fedora 7 x86_64 (64 bits), e configurei o
SAMBA 3.0.25 seguindo os mesmos parâmetros do Servidor antigo.

Até aí, tudo bem.

Antes de desativar o servidor antigo, estou fazendo testes com algumas
máquinas (mesmo com o servidor antigo funcionando), mas, para que o xp
reconheça o novo servidor, tenho sempre ir às Configurações TCP/IP avançadas
e incluir o endereço ip do servidor como SERVIDOR WINS. Isso ocorre por
causa do "conflito" entre os dois servidores? Se eu desligar o servidor
antigo, ainda será necessário configurar dessa maneira? Sem essa
configuração, a estação de trabalho indica um erro dizendo que não foi
possível encontrar o domínio e tal...

A palavra "conflito" é grifo meu, pois não há realmente conflitos, mas sim
uma espécie de "concorrência", digamos assim.

Além disso, em testes feitos, alguns sistemas demoram para ser acessados
através do novo servidor, o que não ocorre no antigo. Porque isso? Essas
demoras seriam por causa da diferença da arquitetura do servidor (64 bits)
com a arquitetura das estações? (talvez uma pergunta boba, porque não
acredito que isso interfira).

Acho que está faltando alguma configuração no Fedora 7 que "normalize" essa
situação... mas infelizmente não encontro...