[Fedora-users-br] Problemas com o Som no F7

Paulo Roma Cavalcanti promac em gmail.com
Sáb Nov 24 22:24:15 UTC 2007

Elder Marco wrote:
> não funcionou... :(
>
> Bom, que fiz foi instalar o kernel-2.6.23 e depois o pacote alsa-kmdl
> como você havia me dito. Depois de reiniciar a máquina, eu fiz
> novamente o teste de som e estava do mesmo jeito. O que ocorre é que
> se eu tentar usar o Real Player, por exemplo, a música irá tocar
> normalmente até que em um determinado instante ela falha, depois volta
> a funcionar direito e daí a alguns segundos ele falha novamente. Isso
> também ocorria com o mplayer quando o alsa era o plugin de saída de
> audio. O mplayer gerava um erro do tipo "YOUR CPU IS SLOW" e dava a
> [...]
Eu não sei qual é a sua placa de som. De qualquer modo, estamos de certa
forma no meio de uma mudança.
O padrão AC97 está sendo substituído pelo HDA (ambos da Intel). Por isso
existem tantas
placas usando o snd-hda-intel atualmente. No entando,  a implementaçao
do padrão varia de acordo com o fabricante
de cada placa (os chamados codecs, Realtek, Sigmatel, etc.).  Eu levei
quase um ano para fazer a minha placa de som onboard
funcionar do jeito que eu queria

http://orion.lcg.ufrj.br/roma/ALSA.html

mas para mim isso foi um tipo de passa-tempo.

O ALSA pode ser configurado pelos arquivos ~/.asoundrc, ou
/etc/asoundrc ou
/etc/alsa/alsa.conf ou
/etc/alsa/pulse-default.conf (fedora 8)

Não é necessário alterar nenhum destes arquivos a princípio, e embora eu
saiba fazê-lo,
eu não sei explicar como, porque a sintaxe é meio estranha.

Se você instalar o alsa-driver do ATrpms (basicamente documentação e
script de iniciação),
verá que existe um arquivo chamado

/usr/share/doc/alsa-driver-1.0.15/Documentation/ALSA-Configuration.txt

com opções para carga dos módulos do ALSA. Isso altera bastante o
comportamento do módulo
para certas placas. Eu uso no meu /etc/modprobe.conf, por exemplo:

options snd-hda-intel position_fix=1 model=ref

No entanto, com um pouco de paciência e conhecimento é possível fazer
qualquer
placa de som funcionar no Linux (inclusive microfone). Mas em certos
casos, deve-se
inscrever nas listas do ALSA e contactar diretamente o responsável pelo
driver.

Bem, se você não estiver disposto a tudo isso, aí só comprando outra
placa de som ....
A Genius faz um modelo baratinho (+- 50 reais) que funciona muito bem
(inclusive 5.1).
Usa o driver snd-cmipci.

Boa sorte.

--