[Fedora-users-br] Fazer um usuário r odar um programa como se fosse outro

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Qui Out 25 19:26:00 UTC 2007

Qual é a forma mais simples de fazer um usuário rodar um programa como outro?

Por exemplo, para jogar freeciv com mais de um jogador, eu preciso rodar o
civclient, o civserver (na conta do usuário), entrar via "su - <user2>" na
conta do outro usuário e rodar "civclient -s <nome do computador>"; teria
como fazer isso automaticamente?

Outra: tem um usuário que tem restrição de tempo para usar a internet, eu
queria que ela pudesse escolher o momento de entrar, e, entre esse momento
t0 e t0 + <sua quota de tempo> a internet ficaria de pé. Para isso, root
teria que rodar adsl-start em t0 (hora escolhida pelo usuário), e adsl-stop
em t0 + <sua quota de tempo>.

Eu imagino que deve alguma coisa relacionado a sinais, mas não sei como
fazer isso.

Alberto Monteiro