Re: [Fedora-users-br] Fedora 10 Live é seguro?

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Seg Dez 15 01:22:51 UTC 2008

Olá Cláudio,

Vamos as respostas:

2008/12/14 Cláudio Jr. <xclaxtudox em gmail.com>:
> Apenas com um CD do Fedora Live estarei seguro para acessar meu banco?

Sim, e não. O Fedora em si é ótimo para a segurança, mas a segurança é
como uma corrente, tão forte como seu elo mais fraco. No caso da
segurança, o elo mais fraco é sempre o usuário do computador. Não há
nada que um sistema possa fazer se o usuário não "souber usar o
sistema". Exemplo: se você clica num email com um link falso para o
seu banco e nele você digita sua senha, o que o sistema poderia fazer?

> Como fica a segurança de um Fedora Live? Digo já vem algum firewall
> instalado? Vem algum antivírus?

Ele vem com firewall instalado sim, mas para um sistema Live, nem tem
porque, qual serviço de rede você iria proteger? E não vem com
antivirus. Devido ao método que os sistemas Unix são construídos, um
virus não seria capaz de fazer o mesmo tipo de estrago que se faz no
Windows. Claro, ainda depende do usuário. Se eu te mandar um programa
que apaga todos os seus arquivos e você rodá-lo como root, o que o
sistema poderia fazer? Ok, tem coisas que ele ainda poderia ajudar :)

> No linux também estou sujeito a malware, spyware, etc?

Tecnicamente é possível, mas na prática não acontece. Quem desenvolve
isso conta muito com volume de usuários coisa que, infelizmente, o
Linux não tem ainda. Eventualmente aparece alguma falha de segurança
nos Linux, mas é explorada mais para servidores, onde o uso do Linux é
bem maior.

> Tem como eu checar a segurança do meu linux? Se tem alguma porta aberta ou
> alguma brecha?

No Fedora 10 existe uma ferramenta chamada SecTool (pode executar como
"sectool-gui"), ela vai te dar uma idéia do que pode ser feito para
melhorar no sistema. Além disso, pode rodar algum programa como o nmap
para verificar se as portas estão abertas.

> Obrigado pela atenção.
>
> Att.
> C.J.

[]´s