[Fedora-users-br] LOGIN SCRIP VIA SAMBA

Qua Jan 30 20:06:46 UTC 2008

Claro que iremos te ajudar. Bem vindo a essa lista.

1- vamos la primeira coisa que vc tem que fazer criar um usuário para o
samba:

smbpasswd -a usuario

2- criar um grupo para acesso, tipo um acesso publico:
groupadd publico

3- inserir esse usuário no grupo. Acesse ao arquivo /etc/group e procure
pela linha laaaaaaaaaaaaaa no final chamada publico e logo após os dois
pontos coloque o nome do usuário que vc criou. salve o arquivo com :wq ou
pressione o SHIFT + ZZ

4- vamos supor que vc quer dar permissão a uma pasta na raiz / chamada
publico. Então primeiro vamos criar essa pasta:
mkdir /publico

Depois da permissão para o grupo publico:
chown root:publico -R /publico

5- Agora vamos facilitar a vida criando o script logon que vc pediu.
Primeiro crie a pasta netlogon da seguinte forma:
mkdir /home/netlogon

agora coloque o seguinte conteudo dentro da pasta netlogon com o seguinte
nome usuario.bat e inclua as linhas abaixo:

@echo off
rem
rem                      Logon script padrãra a rede
rem                  Modificado em Sex 07 Out 2005 11:17 PM
rem
rem
if %OS%.==Windows_NT. goto WinNT
rem
rem
rem =====================================================
:Win9x
rem =====================================================
       echo Sincronizando o relacao com o mistica
       net time \\servidor /set /yes
rem
       echo Mapeando a pasta do usuario em  U
       net use U: /HOME /YES
rem
goto end
rem =====
rem
rem =====================================================
:WinNT
rem =====================================================
rem
rem
      echo Mapeando a pasta de login em N:
      net use N: \\servidor\publico /persistent:no
rem
goto end
rem =====
rem
rem =====================================================
rem
:end

Salve o arquivo e depois dê o seguinte comando:

unix2dos /home/netlogon/usuario.bat

6- agora reinicie o samba com o comando
service smb restart e depois service nmb restart (para fedora 7 e 8)

Va ate a maquina windows e faça o teste acessando com o \\servidor

Boa sorte.

2008/1/30, Ronaldo C. Ramos <ronaldo em advcbm.com.br>:

>  OLÁ,
>
> SOU NOVO NA LISTA MAS  ESPERO QUE ME AJUDE.
>
> INSTALEI UM SERVIDOR FEDORA CORE 6 COM O SAMBA, PARA QUE MINHAS ESTAÇÕES
> WINXP WE WINME ACESSEM E COMPARTILHEM DADOS. POIS BEM PEGUEI NA LISTA UM
> EXEMPLO PARA CADA USUARIO AO LIGAR A ESTAÇÃO EXECUTA-SE UM LOGIN SCRIPT DE
> ACORDO COM O USUARIO. MAS O MESMO NÃO É EXCUTADO GOSTARIA DE UMA AJUDA DE
> VOCES SE POSSIVEL COM UM EXEMPLO DO SMB.CONF, PARA EU COMPARAR COM O MEU.
>
> GRATO,
>
> RONALDO

Cristiano Furtado
Embaixador do Fedora no Brasil