[Fedora-users-br] (duvida) Alias com sudo

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Ter Nov 4 19:09:02 UTC 2008

2008/11/4 Adilson Bonanovisky <arbonan em gmail.com>:
> cara isso eu já sei... se eu fizer assim, intaum naum tem nada a ver com o
> sudo e a minha dúvida é com o sudo + variaveis...
> mas de qqer forma brigaduuuu

O sudo é um programa que executa outros programas. Por essa razão, ele
não vai ter os "aliases", porque isso é específico da shell bash.
Nenhum outro programa "entende" os aliases.

O que os programas "herdam" da shell são as variáveis de ambiente,
configuradas com o comando "export". Neste caso, o sudo também herda
essas variáveis, mas não tem nada haver com os aliases também. Por
padrão, o sudo reseta todas as variáveis de ambiente quando vai
executar um comando, isso é definido pela configuração env_reset do
/etc/sudoers. A seguinte informação extraída da manpage do sudo pode
ser útil

       -E  The -E (preserve environment) option will override the
env_reset option in sudoers(5)).  It is only available when either the
matching command has the SETENV tag or the setenv option is set in
sudoers(5).

Hugo
www.devin.com.br