[Fedora-users-br] Aplicações do KDE abrem em tela cheia

Elder Marco eldermarco em gmail.com
Qui Ago 27 17:42:18 UTC 2009

Caros,

Eu estava tendo problemas com o KDE 4.2.x e pensei que poderia ter sido
resolvido no KDE 4.3, mas o problema continua.
O que acontece é que algumas aplicações do KDE abrem em FullScreen, "do
nada". A primeira vez que executo a aplicação, ela fica bem comportada
como uma boa janela e tudo mais, mas se fecho e tento abrir ela de novo,
acontece o bendito problema. Eis uma imagem da minha tela com o
Konqueror, por exemplo:

http://img216.imageshack.us/i/capturadetelad.png/

Veja que não fiz uma captura de uma única janela, mas da tela toda. Não
aparecem as bordas da janelas, os menus e ainda atrapalha tudo porque
esconde a barra de tarefas. Uso um monitor de resolução 1024x768 e andei
mexendo nos arquivos de configuração do KDE para ver se achava algo que
desse alguma pista sobre isso. No diretório ~/.kde/share/config eu
copiei  o arquivo komparerc ---  que é um dos que estão indo para tela
cheia ---  para meu HOME e depois apaguei o arquivo e abri novamente o
software. Ele abriu sem ir para tela cheia e então comparei os dois
arquivos: o que estava permitindo o software funcionar corretamente e o
que fazia ele ir para tela cheia. Eis o que estava com problema:

[General Options]
Height 768=769
State=AAAA/wAAAAD9AAAAAQAAAAIAAAQ(... e continua esse monte de letras)
Width 1024=1025

e o outro:

[General Options]
State=AAAA/wAAAAD9AAAAAQAAAAIAAAQ(... mais um monte de letras)

Bom, foi apenas perceber que ele está editando errado as linhas

Height 768=769

Width 1024=1025

Então uma resolução mal feita para esse problema é abrir os arquivos e
editar eles, apagando essas linhas. Mas não existe garantia que o
software vá editar e inserir elas novamente. Eu apaguei aqui e eles
voltaram a se comportar bem, mas pode ser que isso volte. É complicado
dizer porque não sei em que situação ele edita esse arquivos.

Assim sendo, vocês tiveram algum problema com isso e encontraram alguma
solução melhor para esse problema ou sabem de algo que possa ajudar?

P.S.: Um detalhe é que estou com o compiz ativo e não sei se isso
poderia ter alguma relação, já que ando tendo problemas pra deixar o
Kwin para decorar janelas com o compiz. Acabo por deixar o emerald que
funciona.