[Fedora-users-br] DICA: Conexão automática (udev)

André Felício andre em felicio.com.br
Qua Jan 21 02:56:07 UTC 2009

Rau,

Possuo um modem ExpressCard/USB 3G Bandluxe C100 que funciona perfeitamente no
 meu Fedora 8. Gostei muito de um recurso do software de conexão dele que é
 conectar automáticamente assim que o modem é detectado no Windows.

Fiz algumas configurações no meu notebook e tenho esta conexão automática
 funcionando perfeitamente no Fedora 8. Plugo o modem e ele conecta assim que
 é detectado.

O script e algumas regras no udev, para quem quiser implementar isso, abaixo
 as devidas explicações/configurações:

1 - Crei um arquivo chamado /etc/udev/rules.d/49-BandRich-C100.rules com o
 conteúdo abaixo, claro sem os "=". Você pode colocar o nome que quiser,
 desde que preceda o 50-udev-default.rules e possua a extensão .rules

# Ignorar USBStor/CDROM
SUBSYSTEM=="block", ACTION=="add", SYSFS{idVendor}=="1a8d", SYSFS{idProduct}=="1002", OPTIONS="ignore_device"
SUBSYSTEM=="block", ACTION=="add", SYSFS{idVendor}=="1a8d", SYSFS{idProduct}=="1000", OPTIONS="ignore_device"

# Conectar automaticamente
KERNEL=="ttyUSB0", ACTION=="add", NAME="%k", GROUP="uucp", MODE="0660", RUN+="/bin/su andre -l -c /home/andre/bin/conectaclaro.sh"

Depois de criado o arquivo, como root execute "udevcontrol ----reload_rules"

Explicações...
O modem é detectado também como um drive de CDROM USB, então a primeira parte
 do arquivo eu ignoro o dispositivo de bloco USB do modem para parar a chatice
 do KDE, perguntando o que deve fazer com o dispositivo. Os valores de
 idVendor e idProduct você encontra em um simples # lsusb

A segunda parte do arquivo, mais importante, é para mandar executar alguma
 coisa assim que o dispositivo seja detectado e criado em /dev, no meu caso
 ele aparece como /dev/ttyUSB0. Como só quem usa o notebook sou eu, conecto
 com o kppp para poder ter relatórios de consumo, sou fã do KDE e também sou
 chato, executo o script como em /home/andre/bin/conectaclaro.sh. Coloque sua
 forma preferia de conexão em RUN=, "/sbin/ifup nomedaconexao", wvdial e etc,
 é a gosto do freguês.

Segunda parte opcional (só curiosidade)
2 - Criei o script para efetuar a conexão pelo kppp usando /home/andre/bin/conectaclaro.sh

#!/bin/bash
export DISPLAY=:0
/usr/bin/kppp -c "Claro" -m "Bandluxe C100" -q &

Aqui é simples, defino a variável DISPLAY para o kppp poder saber onde expor
 sua interface gráfica. Mando conectar usando conta "Claro" configurado
 previamente e modem "Bandluxe C100" configurado também previamente no kppp.

Pronto... assim que encaixo meu modem, conecto automaticamente.

Deu para entender!?? Duvidas é só perguntar.

Agora vem os PS (ignoráveis)...

PS1.: Como não tenho estatísticas dia a dia da Claro sobre o consumo, escolhi
 o kppp, pois nele tem relatórios de consumo.
PS2.: O arquivo script conectaclaro.sh faz um catatau de coisas que eu não
coloquei no e-mail e precisa ser executado como meu usuário no notebook.
PS3.: Utilizo o kppp também para outras conexões, discadas, SLIP (sim, ainda
existe isso) e etc. No meu note, refiz o link do kppp e apontei para /usr/sbin/kppp,
 assim não tenho que ficar digitando a senha de root toda vez que for usar o
 kppp. Também liguei o SUID.
PS4.: Sei que a DICA não esta muito bem explicada e completa. prefiro assim,
 pois não acontece de "mudar a cor do capim e morrer de fome". Entenda o
 funcionamento! ou pergunte se tiver dúvidas.
PS5.: Estou com a quebra de linha automática desligada para que as linhas do
arquivo .rules ficarem em um linha só.

--
Att,

André Felício
http://www.felicio.com.br

 Say it with flowers, Or say it with mink, But whatever you do, Don't say it with ink! -- Jimmie Durante