[Fedora-users-br] Atualizacao do Kernel

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Sex Mar 6 22:48:25 UTC 2009

2009/3/6 Ricardo CM <rricardocm em gmail.com>:
> Pessoal, nao sei se isso acontece so comigo, mas nos linux que uso sempre
> que faco a atualizacao do sistema e instalo um kernel mais novo algum
> hardware meu para de funcionar.
>
> Isso aconteceu agora com o Fedora.... Fiz um update normal no sistema e
> quando reiniciei o computador meu adaptador wireless da atheros nao estava
> funcionando. Olhei no grub e ele estava entrando no 2.6.27.15-170.2.24 e
> resolvi testar no 2.6.27.5-117 (o que veio quando instalei o sistema). No
> kernel "original" minha placa wireless funcionou perfeitamente.

> [...]

Isso é algum *MUITO* comum no Linux, e tem uma razão: pra cada versão
de kernel, os drivers de dispositivo têm que ser todos recompilados
para essa nova versão. Então, se você atualizou o kernel, precisa
também atualizar os drivers das suas placas que foram instaladas
separadamente.

Não é problema quando os drivers estão todos integrados na
distribuição, pois uma atualização de kernel da distribuição já vem
com todos os drivers compilados para esta nova atualização. Mas se o
driver foi instalado separadamente, como acontece frequentemente com
drivers de video NVIDIA/ATI e placas wireless (seu caso), então eles
devem ser reinstalados para a nova versão de kernel.

Uma solução que eu adotei, mas apenas para uso PESSOAL, é excluir
atualizações de kernel. A não ser que seja um bug muito sério, deixo
sempre um kernel estável rodando e não preciso ficar atualizando mais
nada. Lembrando que essa é uma solução não muito recomendada, pois
atualizações *sempre* são benéficas e recomendadas.

Hugo
www.devin.com.br