[Fedora-users-br] Usuário com permissões de Administrador (assunto polemico)

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Ter Mar 10 13:14:41 UTC 2009

Pessoal... vou levantar mais uma vez essa questão... imagino que já deva
ter sido citada aqui bem como é muito discutida na web toda.

Seguinte, gostaria de poder dar ao meu usuário as permissões de Root...
mas como já vi que isso é praticamente impossível... pelo menos de
Administrador... queria poder Criar, Alterar, Deletar, Copiar e Colar
arquivos em pastas como USR, ETC, VAR, etc... algumas poderiam ficar de
fora como pasta do Root e de outros usuários caso houvesse.

Mas pra isso não quero ter que ficar entrando em pasta por pasta como
root e ficar dando permissões a cada uma.

A minha máquina não precisa ser segura... não preciso me preocupar com
isso, por é simplesmente para desenvolvimento mesmo... e toda hora
preciso instalar e desinstalar programas, copiar arquivos em pastas que
não são do usuário e toda hora tenho que ficar entrando no terminal via
linha de comando pra abrir o nautilus... sem contar que a cada novo
comando tenho que ficar digitando senha etc etc...

Sei que isso é para o bem do usuário... mas eu não sou usuário leigo...
e precisava ter essa liberdade no sistema...

No Windows existe algumas opções neste respeito que gosto muito... ou
você cria um usuário comum, ou você cria um administrador... ou um
convidado... sei que existem alguns problemas quanto a isso com relação
a segurança, mas como já disse eu não preciso me preocupar com isso,
somente quando for colocar minhas aplicações na máquina do usuário.

Coloquei o comentário acima, para os colegas não precisarem me avisar
que tudo isso no Linux é para a segurança, pois já percebi isso :)

Então em resumo, tem como criar um usuário como Administrador que me dê
essas opções como tal?

Não posso entrar como root, pois o root não é aceito na minha rede...
senão vou ter que ficar digitando senha ao tentar entrar nos meus
servidores os quais já me registrei como Marcelo.

Obrigado de antemão pessoal...

obs... o Fedora 10 está de mais heim :) show...

Marcelo Silva
veste Linux Fedora
www.projetofedora.org