[Fedora-users-br] Re: (linux-br) vmware no linux qual a função?

Leonardo Pinto (Gmail) leonardoprc em gmail.com
Qua Mar 18 19:08:13 UTC 2009

|devair.linux escreveu:
> A nivel de curiosidade instalei o vmware e instalei win2003 fedora,
> debian, para conhecer elas, agora lembro
> pela net sobre o vmware, vejo que e muito usado, por todos, o que
> gostaria de saber no que e utilizado qual a
> sua função alem de maquina virtual, se vc montar um servidor com ele,
> como fica quando a maquina e reiniciada
> sempre tem que ser levantado manualmente? não consegui entender a
> finalidade dele.

Sim, o VMware é muito bom, de todos o mais versátil e otimizado. Ele
contém as melhores ferramentas que auxiliam desde migração cruzada de
servidores/desktop físico X virtual, até manutenção de datacenters...

Bom, a praticabilidade dele é muito pessoal e extensiva. Obvio que vai
de acordo com sua necessidade. Ele é util para projetos de
desenvolvimento, assim como servidor em produção. E nos meus projetos
procuro sempre na medida do possível consolidar:

- Segurança e isolamento: Manter cada servidor (máquina virtual) isolado
no seu próprio "hardware". Como disco rígido, placa de rede, memória, etc;
- Backup: Poder voltar um estado da máquina (snapshot) antes de aplicar
patches, ou até mesmo recuperar a VM após um crash;
- Escalonamento: Quando a escalabilidade é um fator decisivo para um
melhor desempenho e responsibilidade dos serviços. Tendo-se por um lado
um poderoso hardware, basta-se apenas fazer o remanejo de recursos;
- Interoperabilidade: Tanto entre VMs como entre Hosts (hospedeiros). A
possibilidade de trocar informações entre guests (hóspedes) e poder
executar a máquina em qualquer hardware a qualquer hora, é fundamental
também.
- Dentre várias outras características...

P.S.: O meu caso de uso hoje é principalmente DESENVOLVIMENTO.
Atualmente venho estudando o Fusion como virtualização também para
jogos/entretenimento, porém existem diversas versões do VMware. Veja
qual adapta-se melhor à sua necessidade. Creio que a versão Server deva
atender suas expectativas quanto a inicialização automática da Virtual
Machine.

Sds,

Leonardo Pinto
leonardoprc#gmail dot com