[Fedora-users-br] 110 questões RTFM

Mr. Adilson Bonan arbonan em gmail.com
Seg Maio 11 08:19:03 UTC 2009

Ola lista,
Segue algumas questões de Linux ai para vcs resolverem e trocarem idéias.
São questões genéricas e gerais e são do tipo quando o usuário já está
introduzido no mundo

Linux mas ai começam as dúvidas de como se fazer algo.
São questões interessantes e vale a pena dar uma olhada.
Lembrando que não tem respostas aqui... pois são para trocar idéia.

QUESTÕES RTFM

1.Defina bogomips.

2.Que arquivo devemos editar para que o Windows fique sempre montando em
nossa máquina

local?

3.Que arquivo podemos editar para que não tenhamos serviços de ftp e telnet
presente no

loopback?

4.Para que servem os arquivos /etc/services, /etc/protocols, /etc/inetd.conf

/etc/xinetd.conf?

5.Depois de conectado na internet, usando rpm, qual é o comando para
instalar o arquivo

xyz-1.2.i386.rpm do site de ftp: ftp://ftp/fedora.com.br/pub/fc10/?

6.Usando o comando wget em rede local, como devo proceder para copiar
recursivamente em até

seis níveis o que está no /home/adilson/arquivos do host 10.0.0.7?

7.Usando o comando tcpdump, como é que eu faço para capturar todos os
pacotes de host da

rede local e ainda gerar o arquivo espiando.log?

8.Como devo proceder para formatar vi linha de comando um disquete e jogar
um fat nele?

9.Qual é a função dos arquivos /etc/motd e /etc/inittab?

10.Dentro do /home/estudos como é que eu faço para copiar recursivamente
todo o /etc e ainda

gerar um arquivo de log chamado tudo-do-etc.log em tempo de visualização?

11.Dentro do /home/estudos todos os arquivos devem ter permissão 700 e todos
os diretórios

devem ter a permissão 755, como devo proceder?

12.O que fazem os comandos: jobs, fg, bg, os e kill respectivamente?

13.O que fazem dos comandos: mrproper, make dep, make clean, make bzimage,
make modules e

make modules_install?

14.Qual é o comando para saber quantos são os arquivos dentro de um
diretório?

15.Qual é o comando para saber quanto de espaço um determinado diretório
possuí?

16.Como saber quantos arquivos eu tenho dentro do meu hd?

17.Como saber quantos diretórios eu tenho dentro do meu hd?

18.O que faz o comando lsof?

19.O que fazem os comandos cd, rm, mkdir, mkkickstart e mkdiskboot?

20.Seu modem está na COM4 e não é link simbólico para ele, como devemos
proceder para criar

esse link?

21.Quais os comandos usados para colocar um servidor nfs no ar e qual o
comando usado para

saber o que foi exportado?

22.Que arquivo devo editar para cadastrar os pontos de exportação via nfs?

23.Qual é o comando para montar um ponto de exportação /home/adilson/pub do
host 10.0.0.7?

24.Que fazem os comandos smbstatus, smclient, smbusers, smbpasswd e
smbmount?

25.Usando o modo gráfico, quem é o programa responsável para montagem e
conexões com redes

novel netware?

26.Defina os seguintes ip's: 0.0.0.0 e 255.255.255.255, 127.0.0.0 e
127.0.0.1?

27.O que é gateway e o que é subrede?

28.Quantos micros são possíveis ter neste seguimento de rede 172.16.0.0?

29.Qual é o comando responsável pela releitura do comando /etc/inittab?

30.Como derrubar os serviços de rede e o suporte a rede?

31.Como derrubar e levantar 60 segundos depois da interface eth1 via comando
ifconfig?

32.Como saber quanto tempo leva um comando para ser executado no micro?

33.Quais são os arquivos que controlam senhas e grupos de usuários de troca?

34.Que arquivo deve editar e como deve ser para deixar o usuário adilson
usar o comando rpm

com os parâmetros -i -u -v e -h, e depois como deve ser a linha de comando
para que o

usuário adilson possa usar o comando rpm?

35.Como saber qual é o maior arquivo do seu hd e como saber qual é o maior
diretório?

36.Qual é a função do cron e como ele funciona?

37.Como devo proceder para deixar minha console com letras verde e fundo
preto permanente?

38.Qual é o comando para mudar a fonte de uma console?

39.Qual o comando para que o fortune jogue uma piada em português na tty12?

40.Qual é o arquivo que controla as impressoras do Linux?

41.Como é que se faz para imprimir em uma impressora remota chamada epson?

42.Como é que eu faço para jogar a saída do comando ls em uma impressora
local?

43.Qual é a função desses arquivos: rc.local, rc.sysinit e rc?

44.Como faço para listar e saber quantos pacotes tenho instalado no meu hd?

45.Como faço para descobrir a qual pacote pertence um determinado
arquivo/programa?

46.Como faço para somente listar os arquivos contidos em um pacote rpm?

47.Como faço para somente listar os arquivos contidos em um pacote .tar.gz?

48.Como faço para dividir um arquivo de 10mb em blocos de 360k usando o
comando split?

49.Como faço para gravar em vários disquetes um arquivo de 10mb usando o
comando tar?

50.Como devo proceder par a colocar uma senha em um pacote tar e em pacotes
rpm?

51.Quero encontrar todos os arquivos.html do meu hd e copia-los para
/home/adilson/htmls,

como devo proceder?

52.Quero encontrar todos os arquivos.html do meu hd e copia-los incluindo
seu path para

/home/adilson/htmls, como devo proceder?

53.Se você fizer PATH=. ,sabe que vai perder todos os caminhos que tinha
antes. Como é que

deve ser um dos procedimentos para recuperar o PATH?

54.Quero listar todos os meus arquivos que são do usuário chamado adilson,
como devo fazer?

55.Qual o procedimento para listar somente os arquivos que tem premissão
700?

56.Que arquivo devemos editar para que o linux comece sempre no modo texto
ou no modo

gráfico?

57.Quais são os programas em linux que equivalem ao scandisk do RWindows?

58.Se o usuário louco esta logado como root e fizer: rm -fr /*& , o que
poderá acontecer?

59.Que arquivo devo editar e o que devo fazer para que o usuário não consiga
usar terminal

no modo gráfico?

60.Para listar somente os processos de ftp, em um determinado host, qual é o
comando?

61.Como você deve proceder para instalar vários pacotes .tar.gz em um
determinado diretório?

62.Qual é a função do programa rawrite e do fips?

63.Qual o arquivo que guarda as configurações de vídeo feitas pelo
Xcomfigurator e/ou pelo

Xf86config?

64.Qual a diferença dos comandos do e df?

65.Via linux para retirar o lilo da mrb, qual é o comando correto?

66.Como fazer para mudar o prompt do Linux para F: \linux>?

67.Que comando devo usar para mudar o dono (root) e o grupo (root) para dono
(adilson) e

grupo (ADM) de diretório contendo cem arquivos inclusive?

68.Para que seja possível ver todos os 'comandos' disponíveis no linux, o
que devemos fazer?

69.Qual é a função dos arquivos termcap e Xmodap?

70.Para que serve o comando loadkey e como usa-lo?

71.Como devo proceder para executar um script ou comando que não esta no
path?

72.Qual é a função do vmc e do vmware no mundo linux?

73.Que comando devo digitar para mudar a letra na console?

74.Qual a diferença entre os comandos SuperProbe, clockprobe e modprobe?

75.O comando chfn é responsável pelo finger que é o que?

76.O que faz o comando arp -a < ip >?

77.Quando possível, como é que podemos forçar o carregamento do startx com
32 bits de cor?

78.Qual é o comando usado para remover trabalhos de fila de impressão?

79.Qual é a função do arquivo / etc/syslog?

80.Qual é a função do ntsysv?

81.Qual é o procedimento para fazer cópias de disquetes?

82.Quais são as variáveis responsáveis por mudanças de idiomas em alguns
programas?

83.Como fazer, por exemplo, para que o mc que antes estava em português
fique em espanhol?

84.Para saber a versão atual do Kernel, como é que eu faço?

85.O que faz o comando alias e unalias?

86.Qual é a diferença entre o /etc/bashrc e /etc/profile?

87.Qual é a função do arquivo .xinitrc e do /urs/share/X11R6/prefdm?

88.Para que seja possível apagar toda a estrutura de um diretório com todo o
seu conteúdo,

que comando devemos usar?

89.Preciso listar todos os meus arquivos a partir ad ariz, mas apenas os que
têm X inclusive

como permissão , como devo proceder ?

90.Qual é a função dos comandos lsmod, rmmod, insmod e modprobe?

91.Como é que faço para checar a quotas de uso de espaço em disco para um
determinado

diertório?

92.Dentro do /home/adilson tem 50 arquivos, como fazer para alterar a data e
a hora de todos

eles?

93.Qual é a função do wine e do dosemeu?

94.O que é senha shadow e como criá-lá para que seu sistema não gere
automaticamente?

95.O que é MD5 e como fazer verificação e assinatura em MD5?

96.O que fazerm os comandos atp clean, apt-cdrom, apt-get install, apt
update e apt upgrade?

97.Para que serve os comandos cdda2way, bladeenc, cdrecord, grip e xcdroast?

98.Mostre cinco modos de comando que desligam o computador?

99.Para que a combinação Control+Alt+Delete não tenha efeitos de arquivo,
devemos editar e o

que devemos fazer?

100.Para que servem os comandos tcpdump, iptraf, trafshow, snifit, last e
lastlog?

101.Como fazer para trocar as fontes em uma console?

102.Onde ficam as fontes de console?

103.Como fazer para ouvir arquivos de música .mp3 através do comando cat?

104.Como fazer para converter todos os arquivos .wav de um diretório para
formato .mp3 com

checagem e exclusão automática dos arquivos .wav?

105.Como criar um som de inicialização, como no Windows, porém depois do
processo de

checagem de hardware no Linux?

106.Como fazer uma edição relâmpago do caminho (path) do sistema?

107.como eu faço para formatar um disco de zip no sistema Linux com formato
FAT (Windows) e

ext2 (Linux)?

108.Qual é o comando que retira um disco zip do zip-drive?

109. Como posso exportar a minha variável de ambiente DISPALY para que
programas gráficos

remotos sejam executados?

110.O que é gerenciamento de pacotes com o APT?