[Fedora-users-br] VPN no fedora

Armando Barsotini Neto a.barsotini em gmail.com
Qua Out 21 01:12:03 UTC 2009

Olá...
Lucélio, agradeço a atenção...

Consegui identificar o problema e arrumei uma solução "PROVISÓRIA"...

Cenário:  Servidor LINUX com OPENVPN e clientes XP utilizando o OPENVPN-GUI
for Windows...

O que eu queria fazer era disponibilizar na rede do servidor, uma impressora
conectada e compartilhada na máquina do cliente...

A principio, teria o problema do IP que a VPN forneceria para esse cliente
XP, pois o mesmo teria que ser mantido após a conexão com a impressora para
futuras impressões.....

Consegui determinar o IP FIXO para as estações através do comando:
 ifconfig-pool-persist ipp.txt    ....Legal, após isso, os clientes sempre
se conectavam na VPN mantendo o IP....

Através da rede do servidor, eu acessava o IP do cliente e enxergava seus
compartilhamentos...  acessava tudo, só não consiguia conectar na impressora
compartilhada....  cheguei a verificar permissões, usuários e tudo mais.. e
o erro persistia:  A IMPRESSORA NÃO ESTÁ MAIS CONECTADA NESSE LOCAL......
(quando eu tentava conectar nela)

Desconfiei que o SPOOLER de impressão do cliente estava apresentando
problemas após a conexão da VPN... então fiz um teste, rodei um script de
conexão com a VPN no inicializar da máquina cliente:

@echo off
taskkill /IM openvpn-gui.exe /F
cls
echo MENSAGEM: Inicializando VPN. Por favor, aguarde...
start openvpn-gui --connect client.ovpn
sleep 10
net stop spooler
net start spooler
echo MENSAGEM: VPN inicializada no Sistema. Aguarde....
sleep 3

RESUMINDO: ao inicializar, eu matei o processo do monitor da VPN, startei
ele através do parâmetro --connect e depois de estabelecida a conexão (+ ou
- 10 segundos) eu parei e startei o SPOOLER de impressão do Cliente...

PIMBA...  funcionou !!!

Porém, deixo claro que isso foi uma gambiarra, o que eu gostaria de entender
é o porque isso está ocorrendo !!!

Testei em vários clientes XP distintos e o problema ocorreu em todos....

Att,

Armando!

Att,

Armando Barsotini