Re: [Fedora-users-br] Aparência do Fedora

Marcio Carneiro viabsb em gmail.com
Seg Set 14 21:05:10 UTC 2009

Linux não é um sistema operacional, é um kernel.
As distros não são um sistema operacional, são um kernel com um monte
de aplicativos.
A pouca coerência que têm as distros vem dos programas gerenciadores
de pacotes, e cada distro tem o seu.
Na verdade, não se trata de uma distribuição de um sistema
operacional, mas sim de um kernel com pacotes gerenciados por um
gerenciador de pacotes, e é nêste programa que reside tôda a
atratividade da distro, até: a distro É o gerenciador de pacotes.
Sem o tal rpm, pkg, deb e outras mumunhas, não se tem nada.
Vejam  o GoboLinux.org.
Linux não é um SO para usuários de TI, é para técnicos de TI.
A máxima unixista é: eu faço, é assim, se você quer um você faz o seu.
É por isto que é tudo "free".
Cada um faz por si, não tem nenhuma distro com foco no usuário.
Êles têm de fazer um mínimo de usabilidade ou não será uma distro, mas
o simples exemplo de um mínimo de organização de menus já é uma mostra
do quanto tudo está focado naquêle que faz, e não naquêle que usa.
Creio que a proposta do GoboLinux é a melhor da praça.
Espero que êles criem duas árvores: uma com a árvore de diretório do
unix e outra com a do gobo.
Para nós, que somos de TI mas não FAZEMOS uma distro, resta um minimo
de colaboração para unificar os esfoços, mas não é o que se vê na
praça.
Talvez se criássemos uma Iniciativa LinuxBR, com colegas de TI, para
criar uma árvore de uma distro para estabilizar por mais tempo.....
Por exemplo, veja o debate KDE: eu não uso o KDE4, fiquei no CentOS
5.3 e o KDE3.
Tenho uma cópia do KDE3 para instalar nas próximas atualizações, ou em
uma distro com GNOME, para não usar o KDE4.
No fundo, é mais ou menos a mesma coisa que a M$ faz: você TEM de "evoluir".
Assim, cada unix por si e M$ por todos.
Ainda há uma possibilidade: o OpenBSD e os demais BSD.
Com o GNOME os unixes se tornam mais amigáveis, mas ainda não é um
produto para usuários.
Creio que a única empresa que leva usuário a sério é a Apple.

EquipeLinux em EquipeLinux.com
EquipeLinux em Skype.com
SIP: ViaBsb em Ekiga.net