[Fedora-users-br] Carregar rdesktop ao inves do GDM

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Seg Abr 24 18:08:40 UTC 2006

Sérgio Cioban Filho - TECJUMP wrote:
> Fala galera,

Hau!

> Eu ja fiz isto com o LTSP, mas eu carregava o MOZILLA antes do GDM, mas
> o GDM ainda era carregado.
>
> Eu quero fazer algo parecido em uma estação com o Fedora Core 2. Eu
> tenho um server Rwindows 2003 e eu preciso que ao invés de carregar o X
> e depois o GDM,
> só carregue o X e daí é carregado um script com o rdesktop em
> tela-cheia. tem como ????

A facilidade para fazer isso se chama xinitrc. Deixa eu te explicar
resumidamente como funciona:

Quando o Linux inicia, ele executa o famoso init, que é o responsável
por levantar os serviços do sistema. Um dos arquivos de controle do init
é o /etc/inittab. Se você notar este arquivo, vai ver que dentro dele há
  uma série de instruções sobre o que executar. Por exemplo: rodar o
sysvinit, rodar os terminais nos alt+fX, entre outros. A seguinte linha
(no final) diz pra rodar o gdm:

    # Run xdm in runlevel 5
    x:5:once:/etc/X11/prefdm -nodaemon

Esta linha diz pra que quando estiver no init 5 (runlevel, nivel de
execução), ele executa o script /etc/X11/prefdm. Se você ver esse
script, perceberá que ele é um shell-script que escolhe o seu
gerenciador gráfico preferido (no caso, o gdm) e o executa junto ao X.

Das duas uma: você pode substituir o prefdm para rodar o rdesktop ao
invés do gdm, ou utilizar o arquivo .xinit dentro do diretório HOME do
usuário para executar o rdesktop também. Os detalhes fica para você se
virar um pouco, e qualquer dificuldade e resultado não esqueça de
relatar aqui na lista! :)

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds