[Fedora-users-br] Servidor Fedora

Marcus Monteiro monteiro.marcus em gmail.com
Qua Abr 26 20:51:40 UTC 2006

Olá Pessoal,

Sou novo na lista e um usuário relativamente novato no mundo Linux.
Sou Analista de Suporte e já usei algumas distros, gosto bastante do
Mandriva em Desktop e do Fedora.

Peguei um projeto de migração de um Sindicato e no Servidor vou
utilizar o Fedora Core 4. Em algumas estações já estou utlizando o
Mandriva, pela facilidade de uso do mesmo.

O Servidor precisará ter as seguintes características:

Samba + OpenLdap para controle e autenticação de usuários
Perfis Ambulantes no PDC
DNS
Proxy
Apache
FTP Server
Firewall
PostgreSql
ClamAv
VNC

Detalhe, nesse servidor deverão ter uma 15 estações entre WIn2k e
Linux (Mandriva ou Fedora). O Server ficará ligado num router ADSL.

Tenho várias dúvidas na configuração e não tenho achado muita coisa na
Internet.

Algumas delas são:

Como efetuar a atualização do Clam via rede ?

Como efetuar a atualização de segurança das estações via rede, usando
o servidor como ponte de distribuição ? Assim, baixo no Server e as
estações pegam dele.

Como disponibilizar as impressoras no Linux para as estações Win2k
utilizarem ? Como fica a questão dos drivers ?

Depois de muito apanhar, já tenho um Servidor Fedora Core 4 com DNS,
Apache, Samba com OpenLdap, PhpLdapAdmin rodando, mas falta testar a
adição de máquinas WIn2k e Linux neste domínio criado e instalar as
outras coisas.

p.s. No FISL tinha um cara de Arapiraca com 250 estações Fedora, se
ele estiver por aí ou se alguém tiver contato com ele, gostaria de
saber como ele faz para manter todas as estações atualizadas.

Se alguém tiver tutoriais ou dicas, serão muito bem vindas.

Desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Marcus Vinicius