[Fedora-users-br] Servidor Fedora - AJUDA ...

Marcus Monteiro monteiro.marcus em gmail.com
Qui Abr 27 23:20:53 UTC 2006

> e ai blzzz

Tudo beleza.

> cara eu estou passando pelo mesmo problema qe vc,
> meu nome é Paulo e eu estou ajudando o pessoal
> aqui do 14GAC (exército) a migrarem todos os 64
> desktops e mais os 3 servers para linux

Que bom cara, vai ser um projeto legal. É sempre bom saber que mais e
mais pessoas estão aderindo ao movimento de software livre.
Viva a Liberdade... rs

> optamos por fedora nos servers e ubuntu nas
> estações. (as estações ainda estão com windows
> mas aos poucos virão os linux)
> tenho os mesmo servers (SAMBA PDC, APACHE,
> PROXY-SQUID, etc...) qe vc - menos o OpenLDAP -
> eis entao a pergunta, como vc implementou o LDAP
> no fedora? Não estou conseguindo nem entender o
> LDAP ...

A Instalação e configuração do OpenLdap é relativamente simples, a
integração dele com o Samba é um pouco mais complicado, mas funciona.
A idéia do OpenLdap com o Samba integrados é montar um Servidor de
Domínio que faça a autenticação de todas os usuários e máquinas. Com o
OpenLdap, você terá todas essas informações no seu Serviço de
Diretórios e pode gerenciar via linha de comando ou via um utilitário
como o PhpLdapAdmin.

Seguem alguns tutoriais em português bem legais que encontrei nas
minhas andanças pela Net:

http://www.softwarelivre.citiap.gov.pt/Projectos/Infra-estrutura/folder.2004-07-23.3835814063/

http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLGO/InstalarOpenLdap?

Nesse é até personalizado, ou seja, ele monta os arquivos de
configuração pra você... rs

http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLGO/LdapSambaPessoal

> tenho conhecimento de DNS, Active Directory,
> etc.. pois aprendi algmas coisas no curso tecnico
> qe fiz e em minhas experiencias.
>
> vc segiu alguma tutorial? é em português? Meu
> inglês infelizmente é péssimo, sei qe é
> fundamental mas artigos e livros em inglês ainda
> não rolam.

Os links pra alguns tutoriais estão aí em cima na mensagem. Olha cara,
eventualmente você vai precisar buscar informações em inglês, seria
legal investir nessa área ou até mesmo usa uma ferramenta de tradução.

> Será qe vc poderia me ajudar com este serviço no
> fedora? OpenLDAP.

Tranquilo, o OpenLdap é fácil de fazer funcionar. Dá uma olhada nos
tutoriais que te passei e tenta fazer funcionar e se tiver dúvidas ou
problemas, manda e-mail pra lista pra eu ou quem souber tentar te
ajudar.

> Muito obrigado
>
> PaulinhoLinux
> <<-_->>

De nada cara, todos estamos aqui pra aprender e ajudar.

Abração,

Marcus Monteiro
p.s. Estou repassando essa mensagem para a lista, de repente alguém
tem alguma coisa a acrescentar.