[Fedora-users-br] Problemas na inicialização

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Ago 23 17:15:41 UTC 2006

On Wednesday 23 August 2006 13:49, Gustavo Picoloto wrote:
> Olá,
>
> Já vi este problema ocorrer em dois casos diferentes:
>
> 1) quando setei um modo udma maior do que meu hd suportava (via
> hdparm), a solução foi voltar ao modo anterior
> 2) quando meu hd estava "morrendo" ... 2 dias antes que eu comecei a
> perder dados

No meu caso, aconteceu duas vezes e as duas foi porque o HD tava com algum
pau :-) Mas dependendo do pau, não é crítico. Como isso é incerto, então uma
troca é o ideal.

> Quando começou a ter este problema, qual foi a ultima, ou as últimas
> coisas que fez/modificou em relação a configuração do seu hardware ?
>
> Não sei se é o seu caso, mas verifique o status do disco com o smart
> (todos os hds recentes suportam isso) e/ou com o comando badblocks.

Se for usar o comando badblocks e tiver usando ext3, você pode tentar isolar
os badblocks para não serem usados. É o parâmetro -c do fsck.ext3.

> [] 's
> Gustavo Picoloto

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds