RES: [Fedora-users-br] cbq - controle de banda - continuação

Luis Souza - T-leste Telecom luis.souza em tleste.net.br
Qui Jan 12 16:33:23 UTC 2006

Hi Felipe!

Eu Acabei conseguindo aqui usando o parâmetro MARK la no CBQ e atrelando
depois no iptables usando MANGLE.

Pelo menos deu certo hehehe.

Agora uma perguntinha meio burra vamos dizer:

Eu tenho aqui na empresa alguns ips válidos e um equipamento de rádio em uma
filial conectado com a nossa.

Veja a bronca!!!

Outras filiais, utilizam um sistema de ERP que está instalado nesta filial
via VPN. Hoje, eles fazem da seguinte maneira:

Conectam-se via VPN no meu ip por exemplo, 200.204.0.10 e depois que
conectou aqui, o cara vai e abre outra conexão de vpn para a minha filial
que tem o ERP no ip 10.0.0.1 que liga minha filial com a minha matriz.

O que eu quero, é eliminar essa primeira conexão, fazer no iptables que
quando qualquer solicitação vier para o IP 200.204.0.10, que ela seja
redirecionada para o ip 10.0.0.1. Eu usei o iptables da seguinte forma:

iptables -t nat -A PREROUTING -s 200.204.0.10 -i eth0 -j DNAT --to 10.0.0.1
ou seja, tudo que vier na eth0 para o ip 200.204.0.10, que ele seja
redirecionado para o ip 10.0.0.1, assim eliminando o empecilho de criar esta
segunda conexão de VPN.

Eu fui lá, criei esta regra, funcionou, beleza...

Depois de algumas horas, tudo voltou a estaca zero. Não funcionava mais.

Eu restartei o iptables, chequei tudo, fiz de tudo mas nada funciona mais.

O que pode ter dado errado?

Nota: Fiz alguns testes de redirecionamento como por exemplo tudo que chegar
para um determinado ip que vá para outro na porta 21  por exemplo e
funcionou numa boa.

Será que algum amigo tem alguma luz ou passou algum sofrimento parecido
algum dia?

Luis

  _____