[Fedora-users-br] Proprietario do arquivo

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Ter Jan 17 14:39:34 UTC 2006

Oi Aldrey!

Aldrey Galindo wrote:
> Levi,
>
>   Creio que o mais aconselhável seria ter diretório (ex.: contabilidade)
> com <usuario>:<grupo>, onde o usuário seria alguém do grupo, e o grupo
> que teria permissão. Você pode ter um usuário que não pertença ao grupo,
> e ter o grupo contabilidade como permissão no diretório/arquivo.
>  (Ex.: # chown -R <usuario>:<grupo> <diretório/arquivo>

As vezes não mechemos muito com o conceito de usuarios/grupos,
principalmente para usuários desktop. Só pra complementar essas
informações, vou citar um exemplo que uso aqui em um servidor CVS.

Tenho tres repositorios CVS com códigos de programas distintos, e muita
gente acessa esse servidor. Só que cada pessoa é alocada à um projeto,
então dependendo do grupo que ele pertence, o usuário pode acessar cada
projeto.

Exemplificando, tenho 3 diretorios:

drwxrwx---    cvs.cvsprogdiv   progdivertido
drwxrwx---    cvs.cvsprogser   progserio
drwxrwx---    cvs.cvsproginu   proginutil

Então se eu quiser que o usuário hugo acesse o progdivertido, adiciono
ele no grupo cvsprogdiv. Se quiser que ele acesse o progdivertido *e* o
proginutil, coloco ele nos grupos cvsprogdiv *e* cvsproginu. Assim o
usuario vai poder mexer nestes diretórios, independente do grupo
original dele.

Espero que esse exemplo seja algo a mais pra ilustrar ;P

> Abraços,
> Aldrey

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds