[Fedora-users-br] YUM: Transaction Check Error

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Qua Jan 18 13:46:07 UTC 2006

Carlos Silveira wrote:
> Pessoal,

Hau Carlos!

> conheço bem o apt-get e estou tentando aprender um
> pouco mais do YUM.

Só pra facilitar, aqui vai um tutorialzinho legal que fiz de yum pra
aprender as funções básicas dele:

http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-comandos-pacotes.html#s2-comandos-pacotes-yum

> Depois de enfrentar varios erros ao
> tentar deixar meu FC4 atualizado, nao consegui passar
> desse (apos yum update ou upgrade)
>
> Transaction Check Error:   package
> kernel-2.6.14-1.1656_FC4 (which is newer than
> kernel-2.6.14-1.1653_FC4) is already installed

Antes de dar esta mensagem, verifique também todas as outras mensagens
de verificação de dependências antes dela. Pode ser que você identifique
o que está precisando dela ou coisa assim.

> Ainda nao entendi direito pq isso esta acontecendo. A
> melhor explicacao que encontrei eh que eu ja havia
> atualizado meu kernel para a release 1656 (numa das
> minhas inumeras tentativas de resolver dependencias),
> mas parece que agora ha algum pacote dependendo da
> 1653.

Pelo que eu saiba, nenhum pacote depende diretamente de uma versão do
kernel, porque senão a cada atualização do Fedora para o kernel, todos
esses pacotes também teriam que ser atualizados, o que não é o caso.

> Antes fuçar mais e piorar as coisas, o que vcs me
> recomendam fazer ? Alguem ja enfrentou esse tipo de
> problema ?

Não me lembro de ter enfrentado este problema, mas vou dar uma sugestão
para você tentar remediar isso. Pode ser que de onde (repositório) você
tentou baixar, o repositório ainda não estava atualizado o suficiente
para reconhecer o novo pacote de kernel novo. Então tente instalar
*também* o kernel antigo:

yum install kernel-2.6.14-1.1653_FC4

E se der tudo certo, depois de um tempo você desinstala ele. É sempre
bom você manter uma versão de kernel anterior ao atual instalado, para
ter duas opções. Depois vai-se removendo os antigos.

Outra sugestão seria usar a opção "exclude" para ignorar o update do
kernel também. Para isso é só colocar em seu /etc/yum.conf:

exclude="kernel*"

(Isso também tem no apt ;)
Assim ele não tentaria atualizar o kernel à cada yum update.

Bem, qualquer coisa nos fale, inclusive se deu algum resultado, ou se
não deu! :)

> Abraços,
> ANEXOS:

Abraço!

Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds