Re: RES: [Fedora-users-br] DNS reverso - dúvida

Renato Diogo rdiogo01 em yahoo.com.br
Seg Maio 29 22:41:23 UTC 2006

Fala rapaiz..

opa ajudou sim.. o trampo nao me dá folga para me
aprodundar a tanto como queria (e deveria)... até tudo
isso eu já tinha me informado...

É que minha questão é o seguinte (que você ajudou a eu
filtrar onde é minha dúvida :) ). Eu tenho um servidor
de email com +/- 80 dominios.

Cada domínio eu adotei este padrão:
dominio.com.br (maquina1, onde roda o DNS primario e
outras coisas)
mail.dominio.com.br (maquina2, onde roda o DNS
secundario, servidor de email, entre outras coisas)

Aí que me confundi... como tenho 80 dominios, tenho
que configurar o reverso da maquina1 para todos os
dominios e da maquina2 para todos mail.domninio...?

O porque esta dúvida. Eu estou migrando de um servidor
velho para este novos os serviços (web, mail...) e
como tem alguns destes dominios que não sou que
administro no registro.br eu tenho que (para fazer a
migração sem o cliente perceber) modificar os
apontamentos no servidor dns antigo apontando para
novo, porque no novo está correto.
Entao fiquei em dúvida em configurar (ou não, e se sim
como) o dns reverso no dns antigo apontando para novo
até que se faça a modificação no registro.br para o
servidor novo....

Espero ter sido mais claro.

[]s

--- Rafael Marangoni <listas em rafa.eti.br> escreveu:

> Oba.

> dominio
> Ok, mas é sempre bom ler uma documentação completa
> sobre DNS, ainda mais
> se vc vai implementar algum servidor exposto.

> Ok.

> determinado
> Amigo, o que me parece te faltar (desculpe se
> interpretei erradamente)
> são informações sobre o serviço de DNS. Rapidamente:
> - Temos 2 tipos de resolução: direta e reversa.
> 	Direta: nome -> ip
> 	Reversa: ip -> nome
>
> Para cada ip válido que vc tenha, vc deve ter um
> [...]

Renato de Oliveira Diogo

Bacharel em Ciência da Computação
UNESP - Bauru

renato.diogo em gmail.com