[Fedora-users-br] Yahoo e a sua falta de informação

๑۩۞۩๑AJ๑۩۞۩๑ ayrtonaqj em gmail.com
Sáb Ago 4 22:39:29 UTC 2007

Parece que o Yahoo tem tomado conclusões precipitadas quanto ao software
livre.

"Pensaram que íamos ficar só nos elogios ao mundo do open source? Que nada.
Como qualquer coisa, o modelo de desenvolvimento de código aberto também tem
sua dose de problemas. Veja, a seguir, os mais citados por aqueles que
acreditam que software proprietário ainda tem vez:"
http://br.tecnologia.yahoo.com/070801/54/1mvim.html

É claro que tem a sua dose de problemas, mas concerteza isso foi meio
exagerado.

Absurdos:
1) Custos de suporte e treinamento que muitas vezes são mais elevados que a
licença dos softwares proprietários, ai ai...
Quanto que dá a licença anual do Windows Vista + Micosoft Office +
Anti-vírus + (Alguns outros aplicativos proprietários) que normalmente as
empresas adotam?
Empresas que usam linux normalmente nunca pagam suporte e treinamento aos
empregados a não ser que esteja migrando, a pior das empresas que use
software livre no mínimo deve colocar nos requisitos de trabalho:
- Requerido noções básicas de linux. (cursos disso são oferidos em muitos
lugares por R$ 40,00)
E isso eu sempre vejo.
Contando também que não existem vírus no linux, assim, empresas que usam
software livre não gastam com anti-vírus e problemas mor devido ao mau
funcionamento dos mesmos (Que sempre deixam alguma coisa passar).

4 – *Restrições contratuais*: GPL é GPL, quem conhece a licença sabe que
este tipo de coisa é impossível, alguém me cite um exemplo desse tal de
"retorno ao modelo fechado", se houver, faça o favor de levantar processar
jurídico contra.

5 – *Estímulo: Nada a ver, não preciso nem comentar este ponto, qualquer
programador esperto vai saber como lucrar encima de um software desenvolvido
e falando de GPL as possibilidades de lucro são enormes pela facilidade de
difusão (não existe pirataria).

*6 – *Organização*: Quem são os que "dizem que não passa de um mito"? A
Microsoft? E o que são o Fedora, o Debian, o Suse, o Mandriva? E todo o
resto bem sucedido? SO's desenvolvidos por um, dois ou três pessoas que
escrevem mais 10 mil linhas de código por segundo? Só se fossem o Neo a
Trinity e o Morpheus.

7 – *Abertura*: Fala sério, quem usa Fedora ou qualquer outra distro decente
sabe que o Projeto de desenvolvimento tem um cronograma de lançamento, no
caso do Fedora, se eu não me engano a cada oito meses é lançada uma nova
versão.

Não sei como esse pessoal tem tanta cara de pau para escrever um artigo
desse tipo e publicar sem ter nenhum conhecimento do assunto.

--
"限界のない自由"

AJ