[Fedora-users-br] Install

Otto Fuchshuber Filho o2to2f em gmail.com
Qua Jan 17 23:05:56 UTC 2007

Primeiramente gostaria de dizer que não respondo à comentários
descorteses pois entendo que fogem aos propósito e espírito da lista.

Concordo com o Gustavo e é justamente a este aspecto que eu quiz
me referir.  Cada distro tem sua particularidade, focada no
público-alvo que o "distribuidor" quer atingir.

Uns trabalham o produto para obter maior eficiência em
desempenho, outros em disponibilidade, ainda outros em segurança
e por aí vai.  A titulo de exemplo, o foco do Ubuntu é ser
user-friendly para consquistar o usuário leigo (e tem conseguido,
segundo as publicações especializadas).  Após o RH9, a Red Hat
mudou sua estratégia de mercado e decidiu trabalhar o público
empresarial, surgiu então os "fork" (vamos dizer assim) Fedora e
CentOS.  O Debian quer ser o mais estável.  Em suma, cada
"distribuidor" tem um objetivo determinado para o seu produto.

É possível muitas vezes trabalhar as características default de
uma distro para enfatizar outras nas quais o "distribuidor" não
trabalhou, mas isto gasta mais tempo, mais recursos e requer
maior especialização.  No mundo corporativo, as empresas que não
são de TI, tem a TI como meio de atingir seus objetivos
empresariais, e não o fim, e, portanto, via de regra seus
dirigentes querem soluções rápidas de forma que nem sempre se tem
o tempo necessário para se fazer customizações.

Quando em referi que o RHEL é melhor que o Fedora para servidor,
não foi um comentário inconsequente, foi baseado em meus longos
anos trabalhando com Unix, quando já tive oportunidade de
trabalhar com os dois, entre vários outros.  Numa oportunidade,
para uma determinada aplicação que aqui não vem ao caso, uma
análise préliminar indicou que o Hh (e, consequentemente, o
custo) necessário para preparar o Fedora seria superior ao de
utilizar o RHEL, que já estava praticamente pronto para o que
queríamos.

Cabe lembrar também que o Ruy se declarou "iniciante no mundo
linux", "com dificuldade para avançar nas instalações por
limitações de conhecimentos" e que "não tem que ser "pratico",
tem que ser um servidor".  Dependendo dos recursos e tempo que
ele tem para colocar este servidor no ar, pode ser que executar
muitas configurações no ambiente seja um ítem restritivo.

Saudações,
Otto Fuchshuber Filho
o2to2f em gmail.com