[Fedora-users-br] APT-GET para fedora

Otto Fuchshuber Filho o2to2f em gmail.com
Sex Jan 19 18:55:28 UTC 2007

Vou relatar experiência recente com o yum, fazendo um upgrade do
FC3 full para o FC6.

Após atualizar a partir do DVD do FC6 e antes de partir para
consertar o que parou de funcionar, rodei um "yum update" pois
acompanhando esta lista vi que muita coisa não andava bem na
versão original do FC6.

Bem, isto gerou fantásticos 1.2 GB a serem baixados!  Me pareceu
que o yum não tem critério para escolher de onde baixar os
pacotes e então instalei o plugin fastestmirror
(http://wiki.linux.duke.edu/YumPlugins) que se propõe a
estabelecer um critério.  Com isto, ao rodar o "yum update" foi
possível verificar que o yum utiliza uma lista de 40 mirrors!

Durante o processo de baixar os pacotes, por muitas vezes dava
"mirror error", o yum sinalizava que estava tentando outro mirror
mas depois de 2 ou 3 tentativas ele desistia e passava a baixar o
pacote seguinte.  Estranhei isto porque com uma lista de 40
mirrors ele não deveria desistir na segunda ou terceira
tentativa.  O resultado é que ao final do "yum update", o yum
parava porque não conseguiu baixar todos os pacotes necessários.
Uma vez reiniciado o "yum update", ele ia atrás dos pacotes
faltantes mas continuava a dar diversos outros "mirror errors"
com o mesmo comportamento. Enfim, até conseguir todos os 1.2 GB,
foi um longo processo manual reinicializando o "yum update", isto
numa conexão ADSL. Para acelerar, enquanto ele baixava os pacotes
eu ia trazendo para o /var/cache/yum com o wget, os pacotes que
apresentavam problema.  Em resumo, para uma massa de dados muito
grande, fica impossível automatizar com um "yum -y update" no
crontab, precisa de intervenção manual, e o fato dele não buscar
nos 40 mirrors disponíveis contribui sobremaneira para isto.

Eu não tinha estes problemas com o apt-get mas minha experiência
com ele é da época do Conectiva, quando não se tinha um ritmo tão
frenético de atualizações como é hoje.  Daí, minha experiência
não serve como base de comparação.

Aliás, este ritmo é um grande problema.  Desde que atualizei para
o FC6, praticamente todo dia tem megabytes de upgrade publicados.
  Para um desktop que é o meu caso, menos mal, mas para um
ambiente de produção rodando aplicativos de missão crítica isto é
muito complicado.  Fica impossível você baixar os pacotes,
atualizar um ambiente de teste, verificar o impacto do upgrade no
ambiente, programar uma parada e então atualizar o ambiente de
produção.  Na minha opinião, quer seja no yum, no apt-get ou em
qualquer outro aplicativo semelhante, deveria haver uma
classificação dos upgrades publicados de forma que você pudesse,
de forma automatizada, selecionar o que se que atualizar.  Assim,
upgrades corrigindo vulnerabilidades poderiam ser priorizados e
os demais postergados para uma época mais oportuna, com pouca ou
nenhuma intervenção manual.

Saudações,
Otto Fuchshuber Filho
o2to2f em gmail.com