[Fedora-users-br] Erro no sistema de arquivos

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Ter Jul 17 19:14:49 UTC 2007

Continuo sem resolver o problema, e cada vez com menos idéia do que
aconteceu.

Uma suspeita é que o disco tenha sido fisicamente danificado durante
o uso do Windows, já que, depois de alguma tortura, minha filha
disse que o The Sims 2 abortou quando ela estava jogando. Ontem
eu consegui usar o Windows normalmente, mas não dá pra ter
certeza que não tem nenhum problema.

Tem como testar dano físico? Tem como corrigir?

Eu andei googlando, e vi que outros passaram pelo mesmo drama que
eu, normalmente sem sucesso. Uma das idéias que eu ainda vou testar,
mesmo acreditando que não vai dar certo:

1) Dar boot e esperar aparecer a mensagem de erro

2) Entrar na conta root

3) Comandar
mke2fs /dev/VolGroup00/LogVol00
e tentar descobrir onde existem os backups do superblock

4) Tentar recuperar alguns desses backups
fsck -fp -b <numero> /dev/VolGroup00/LogVol00

Alguma outra idéia? Se eu fizer Format & Reinstall, instalando
de novo o FC4 ou o FC5 [eu tenho esses CDs, não tenho versões
mais novas], é possível manter o /home e o /windows e
passar por cima do problema?

Saco é que os dados estão todos lá no HD, eu poderia até tentar
gravar um backup em CD das coisas mais recentes [nada muito
crítico se eu perder], mas teria que gravar no Windows, e eu
não tenho a menor idéia de como fazer isso.

Ah! Tem uma coisa crítica que eu não posso perder! São as
partidas de freeciv que meu filho está jogando...

Alberto Monteiro