Resultado FC4->FC5 yum? (era Re: [Fedora-users-br] erro atualização yum)

Eduardo Habkost ehabkost em raisama.net
Qui Jul 19 13:12:44 UTC 2007

On Thu, Jul 19, 2007 at 09:48:50AM -0200, Alberto Monteiro wrote:
[...]
> Eu tentei passar do FC4 pro FC6 via yum e me ferrei. Fiquei
> 2 dias sem Linux até que as boas almas desta lista me ajudaram
> a consertar a besteira que eu fiz (era um problema do SELinux,
> programa criado pela entidade do Mal NSA, a CIA da CIA, que
> também nos brindou com o Echelon - pronto, essa mensagem acaba
> de ser capturada por ELES).
>
> Como eu tenho os CDs do FC5, acho que vou atualizar para FC5,
> e tentar passar de FC5 para FC6 via yum. Se der errado, vou
> ter que pegar os CDs do FC6.

Só por curiosidade, o seu sistema continua funcionando bem? Tenho a
impressão de que boa parte dos pacotes da sua máquina foram atualizados
para o FC5 (senão você não veria o erro do SELinux), mas não sei
quantos.

Só para ter uma idéia, você pode ver quantos pacotes você tem
de cada versão? Notei que os pacotes do FC4 e FC5 não tem um "fc4"
ou "fc5" no final do número de release dos pacotes (o FC6 tem isso,
ajuda bastante), mas a gente pode fazer uma estimativa pela data dos
pacotes. Aí vai o comando:

LC_ALL=pt_BR rpm -qa --qf '%{buildtime:date}\n' | grep -o '... 200[0-9]' | sort | uniq -c | sort -n

Se as maiores contagens forem de 2005, o seu FC4 está quase inteiro.

Se as maiores contagens forem do início de 2006 ou final de 2005,
você está praticamente com um FC5 rodando.

Se estiver metade de cada lado, você está com um mutante que não sei
como está funcionando direito.  8)

A minha dúvida é se o Anaconda vai atualizar um sistema quase todo
atualizado ou atualizado pela metade, quando você usar o CD. Eu espero
que sim.

--
Eduardo