RES: [Fedora-users-br] Compartilhar IP

Yahoo dmclovis em yahoo.com.br
Seg Out 1 15:13:45 UTC 2007

Servidor de DHCP
  -----Mensagem original-----
  De: fedora-users-br-bounces em redhat.com
[mailto:fedora-users-br-bounces em redhat.com]Em nome de Marcelo
  Enviada em: segunda-feira, 1 de outubro de 2007 09:25
  Para: 'Lista de discussão voltada para os usuários brasileiros do Fedora'
  Assunto: RES: [Fedora-users-br] Compartilhar IP

  Bom dia,

  Não consegui entender se vc quer montar um servidor dhpc ou simplesmente
compartilhar a net para tood fazendo um Nat no firewall.

  Mas vamos La, se todos derem um palpite, conseguiremos fazer o  vc ker
funconar logo logo.

  Para DHCP instale, caso não tenho instalado ainda, “yum install dhcp”
depois configure o mesmo, ae terá um servidor DHCP liberando ip para rede
por exemplo:

  vi /etc/dhcp.conf

  hum exemplo de configuracao
  # dhcpd.conf

  ddns-update-style none;
  subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {
  option subnet-mask 255.255.255.0;
  option domain-name-servers 192.168.0.254;
  option routers 192.1680.0.254;
  option domain-name "dhcp.fis.com.br";
  max-lease-time 120;
  default-lease-time 120;

  host recepcao {
  hardware ethernet 00:08:54:08:46:e4;
  fixed-address 192.168.0.1;

  }

  agora para fazer um nata e compartilhar a net use o iptables por exempolo:

echo "1" >/proc/sys/net/ipv4/ip_forwardiptables -t nat -A POSTROUTING -s
192.168.1.0/24 -j MASQUERADE

  em 192.168.1.0/24, coloque o ip de sua rede.

  Espero ter ajudado.

  []s

  Marcelo